Setecidades Titulo
Transporte de Santo André é bom, mas há problemas
Por André Vieira
Do Diário do Grande ABC
28/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A reportagem do Diário circulou pelos quatro cantos de Santo André usando linhas municipais de ônibus em diferentes dias e horários e constatou que, embora o serviço de transporte público seja bem prestado, existem problemas. O usuário é obrigado a acordar bem cedo para enfrentar filas em terminais, coletivos lotados e ficar exposto ao sol e à chuva em pontos de parada sem cobertura.

De maneira geral, nas 49 linhas distribuídas pela cidade - das quais 33 foram percorridas pela reportagem -, o horário de partida é razoavelmente cumprido, embora em algumas o tempo de intervalo entre os ônibus extrapole a paciência do usuário, ultrapassando a barreira dos 20 minutos.

Pelas vias mais movimentadas de Santo André, as muitas paradas para embarque e desembarque de passageiros, aliadas ao trânsito, contribuem para o prolongamento das viagens. Nas periferias, é o trajeto em aclives e declives pelas ruas estreitas que diminui a velocidade dos coletivos.

Mas o sistema apresenta falhas, dentre elas está o Terminal de Vila Luzita. A estação é pequena e, embora seja organizada, não oferece lugar para os usuários sentarem. O banheiro - muito sujo e sem papel higiênico ou toalha descartável para enxugar as mãos - fica do lado de fora das catracas, ou seja, quem faz baldeação não tem como acessá-lo.

Uma das reclamações é que os ônibus só deixam o terminal depois de estarem completamente lotados, com muitos passageiros em pé.

A linha que leva para o Terminal Rodoviário da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), no Centro, é uma das mais movimentadas da cidade. No terminal do Centro, por volta das 18h, até quatro filas chegam a ser formadas pelos passageiros. Isso significa que quem chegar por último e quiser esperar por um pouco mais de conforto só seguirá viagem no quarto ônibus que estacionar.

Na estação do Centro, a educada locutora pede que as pessoas não corram, lembrando que a pressa pode causar acidentes, mas quem conhece o desconforto de um ônibus lotado ou sabe do intervalo demorado entre um e outro aceita correr o risco.

MUDANÇAS - Administradora do Terminal de Vila Luzita, a viação Expresso Guarará - responsável por 15 linhas da cidade, por onde passam cerca de 1 milhão de passageiros por mês - informou que realiza estudos com a Prefeitura para dinamizar o serviço, diminuir o tempo de espera do usuário e promover melhorias na estação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;