Nacional Titulo
‘Corrupção fere o povo’, afirma dom Cláudio Hummes
Por
22/09/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


O cardeal brasileiro dom Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero do Vaticano, elogiou sexta-feira os avanços do País na área econômica e social, mas disse que a corrupção feriu o povo. Hummes foi bispo no Grande ABC durante 20 anos.

A avaliação foi feita em entrevista coletiva, durante a participação do religioso no 1º Fórum da Igreja Católica, em Porto Alegre (RS). Ao falar sobre o momento político do Brasil, dom Cláudio se disse feliz porque desde as lutas pela redemocratização nos anos 1980, “o País avançou bastante”.

Ele também destacou as recentes estatísticas de diferentes fontes, que indicam redução da pobreza e da mortalidade infantil. “Mas temos problemas muito grandes de corrupção”, disse.

Apesar disso, dom Cláudio lembrou que agora, ao contrário do que ocorria no passado, muita gente está sendo presa e processada.

O religioso acredita que há muito a ser feito nas áreas social e política. Nesta, segundo o cardeal, há necessidade de reformas. “Claro que a Igreja não vai propor com qual metodologia, mas é importante que se faça corajosamente.”

Sobre os desafios da Igreja, foi contundente. “Não podemos perder a Europa, de onde o cristianismo se espalhou para o mundo, nem o único continente majoritariamente católico, a América Latina”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;