Política Titulo
Com apenas 2 zonas, eleição ‘racha’ Diadema
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
17/10/2004 | 14:21
Compartilhar notícia


Dividida em apenas duas zonas eleitorais, Diadema ‘rachou’ no primeiro turno. José de Filippi (PT) e José Augusto da Silva Ramos (PSDB) venceram em regiões distintas. Fillipi ganhou apertado na 329ª zona eleitoral, composta pelas vilas Marques, Alice, Santa Rita, Padre Anchieta, São José e Nogueira; e pelos bairros Jardim ABC, Amália, Arco Iris, Ana Sofia, Alvorada, Bela Vista, Campanário, Canhema, Casa Grande, das Nações, Santa Elizabeth, São Judas Tadeu, Marilene, Maravilha, Portinari, Promissão, Paineiras, Maria Tereza e Mombae. O candidato à reeleição ficou com 47,42% dos votos válidos contra 45,92% de José Augusto – diferença de 1,5 ponto percentual ou 1.649 votos.

José Augusto conseguiu vantagem mais expressiva na zona 222 (composta pelos bairros Centro, Eldorado, Parque Real, Parque Sete de Setembro, Jardins Olga, Rey, Elisa, Rosinha, Remanso, Inamar, Ruyce, Sapopemba, dos Navegantes, Donini, além das vilas Santa Dirce, Mulford, Conceição, Santa Maria, Paulina e Santa Antônia. O candidato tucano obteve vantagem de dez pontos percentuais sobre o Fillipi, com 51,15% dos votos válidos ante 40,73% do petista.

Ao comentar a eleição mais disputada no segundo turno, Rui Tavares Maluf acredita que o apoio do terceiro colocado, Gilson Menezes (PL), pouco pode interferir no resultado. “Deverá vencer aquele que conseguir mobilizar mais eleitores no dia 31”, diz.

O cientista político destaca o fato de Diadema ter sido a cidade – entre as que foram para o segundo turno – que tem o maior índice de comparecimento às urnas, o que significa o maior interesse de seus eleitores. “Isso pode ser entendido como uma maior mobilização do eleitor.”

Explicação – O presidente do PT de Diadema, deputado estadual Mário Reali, afirma que a cidade, cortada ao meio pela rodovia dos Imigrantes, não tem definido, com exatidão, o que é Centro e o que é periferia. Reali prefere não acreditar na tese de que haja redutos cativos de José de Filippi contra nichos favoráveis a José Augusto. O candidato a vice-prefeito na chapa de José Augusto, Adelson, concorda: “Diadema é uma cidade humilde. Não tem muita diferença entre Centro e periferia.”

Há outros pontos em comum na análise feita por Reali e Adelson. O PT vê uma diferença expressiva em favor de José Augusto no bairro Eldorado, onde o candidato tucano mora. E o PSDB vê que perdeu a eleição do primeiro turno localizadamente na área próxima ao Canhema, onde Adelson vive.

“Continuo a acreditar que o que vale agora é bola na rede. No segundo turno, tudo volta à estaca zero. Estamos em uma nova campanha, muito curta. O que temos de concreto é que temos maioria de vereadores.” O candidato a vice-prefeito na chapa de José Augusto, Adelson, concorda: “O José Augusto perdeu a eleição no centro. Mas ele mora no Eldorado. Lá ele teve maioria do eleitorado. O PT sempre ganhou no Canhema (329), que é onde eu moro. Agora temos um empate. A nossa derrota foi considerada uma vitória.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;