Internacional Titulo
Confronto entre paramilitares e guerrilha mata 20 na Colômbia
Das Agências
26/02/2002 | 00:46
Compartilhar notícia


Uma onda de ataques da guerrilha e de grupos paramilitares deixou pelo menos 20 mortos na Colômbia nas últimas 24 horas, revelaram as autoridades.

Uma emboscada realizada por guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no departamento de Magdalena matou três policiais e feriu outros quatro nesta segunda-feira, revelou o coronel Luis Mesa, comandante regional da Polícia.

O ataque, realizado pela Frente 19 das Farc, ocorreu em uma estrada entre os municípios de Fundación e Ciénaga (950 km ao norte de Bogotá), quando os policiais participavam de uma patrulha.

A guerrilha também atacou nesta segunda o quartel da polícia e a prefeitura de Aquitania (nordeste) com tiros de fuzil e bujões de gás envolvidos em dinamite, matando um policial e uma menina e danificando seriamente os dois prédios, revelou um porta-voz policial.

No ataque a Aquitania, o grupo das Farc também destruiu as antenas da Empresa Colombiana de Telecomunicações (Telecom), deixando a região sem contato telefônico.

No departamento de Caquetá, no sul do país, dois militares morreram nesta segunda quando tentavam desativar um onibus-bomba deixado pelas Farc em uma estrada entre as localidades de Montañias e Paujil, segundo uma fonte oficial.

Um segundo onibus-bomba permanecia estacionado na mesma estrada na noite desta segunda, agregou a fonte.

Em Macarena, dentro da antiga zona desmilitarizada, quatro civis foram mortos no domingo e um quinto está desaparecido, todos vítimas da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), afirmou um porta-voz militar.

Em Magangué, no norte do país, cinco agentes do Departamento Administrativo de Segurança (DAS, serviço secreto) foram executados no domingo por um grupo de paramilitares, que jogaram os corpos em um rio, revelou o major José de los Santos, chefe da DAS na região.

Segundo o major, após o crime unidades da DAS e da Marinha mataram três paramilitares e prenderam outros cinco, todos envolvidos na ação.

Em Suaza, no sul do país, um soldado morreu nesta segunda-feira durante um combate com membros das Farc, indicou uma fonte militar.

A Farc também atacou várias torres de transmissão de energia em diversos pontos da Colômbia, deixando sem eletricidade cerca de 30 municípios nos departamentos de Cauca, Huila (sudoeste), Nariño, Caquetá (sul) e Meta (sudeste), além de 10 municípios no norte do Equador.

O grupo guerrilheiro dinamitou ainda duas pontes que ligam a região central da Colômbia aos departamentos de Caquetá e Huila, entre as cidades de Garzón e Gigante (sudoeste), assinalou o ministro dos Transportes, Gustavo Canal.

"Os ataques são muito graves porque Caquetá está praticamente isolada por terra e Huila tem sérias dificuldades em seu trânsito intermunicipal", destacou o ministro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;