Política Titulo Participativo
Regina busca sugestões

Prefeiturável do PTB pôs universitárias na rua para coleta de palpites para o plano de governo

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
21/08/2012 | 06:56
Compartilhar notícia


A candidata governista à Prefeitura de São Caetano, Regina Maura Zetone (PTB), intensificou a busca por sugestões ao seu programa de governo. Doze universitárias foram contratadas para circular pela cidade, abordar transeuntes e colher opiniões sobre o que gostariam de ver a gestão pública executando. A ação é denominada de ‘itinerante’ e compõe a terceira frente de participação popular nas propostas da prefeiturável. Soma-se às urnas instaladas em comitês do PTB e ao canal da página da petebista na internet.

“Elas não pedem votos. Perguntam se o cidadão gostaria de dar sua opinião para o programa de governo e, quando ele sente que está participando, abre um sorriso. Isso facilita até a minha abordagem depois”, explicou.

As universitárias são divididas em quatro equipes para percorrer São Caetano. Com uniforme do PTB, maquiagem em dia e prancheta em mãos, elas apresentam um panfleto ilustrado sobre propostas prévias para cada bairro e um formulário, no qual cabe o nome do participante.

A atividade foi iniciada na quinta-feira. Já foram preenchidas 300 fichas. Por outras vias, Regina coletou 142 sugestões na web e 30 nas urnas. A petebista disse que lê cada folha e separa a demanda por áreas. “Geralmente não são grandes propostas. São mais coisas pontuais, mas importantes para o meu governo. Quando tiver o meu secretariado, vou separar os pedidos por setores da Segurança, Saúde, Educação, enfim todas as áreas, para entregar aos secretários”, detalhou.

O motivo pelo qual escolheu jovens que cursam faculdade foi a capacidade de absorver a orientação dos coordenadores da campanha e repassar aos abordados. “Em geral somos bem recebidas. O pessoal sempre fala que a cidade é boa, mas pode melhorar”, contou a estudante de Gestão Ambiental Jennifer Endsfeldz. Contar com a participação de pessoas apressadas é tarefa difícil. “Deixamos o formulário para depois eles depositarem nas urnas”, relatou Sara Nicole Picone, que cursa Enfermagem.

Os mecanismos de participação popular no programa de governo vigoram até o dia 31, quando a peça será fechada e apresentada à população pela candidata. A construção é dividida em eixos ou áreas. O reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Silvio Minciotti (PSDB), coordena o programa de governo da chapa é o responsável pela junção de todos os dados.

 

MAIS AURICCHIO

O prefeito José Auricchio Júnio (PTB) tirou licença de 15 dias pela terceira vez para participar da campanha de Regina Maura. Ontem mesmo ele caminhou ao lado de sua candidata e pleiteantes ao Legislativo pela manhã, no bairro Boa Vista. O chefe do Executivo também esteve em reunião com jovens no comitê.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;