Setecidades Titulo Deslizamentos
Santo André treina equipe para socorrer vítimas

Simulado de múltiplas vítimas foi realizado no Parque do Pedroso

Natália Fernandjes
11/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Durante 55 minutos, a população do entorno do Parque do Pedroso, em Santo André, pode acompanhar simulado de soterramento de dois barracos com vítimas. A ação, iniciada por volta das 10h20, serviu como treinamento de profissionais do Samu, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal e para orientação dos moradores do Parque Miami, quanto aos procedimentos durante esse tipo de desastre.

O treinamento envolveu cerca de 120 pessoas, entre moradores e profissionais. Foram nove vítimas fictícias, sendo um óbito, duas pessoas com ferimentos graves (uma transferida para o Centro Hospitalar Municipal em UTI Móvel e outra para o Hospital Estadual Mário Covas pelo helicóptero Águia da Polícia Militar), três vítimas feridas (duas foram encaminhadas para o CHM e uma para a UBS do Parque Miami) e três pessoas com escoriações, sendo que uma foi liberada no local. O fim do simulado ocorreu às 11h15.

A ação vem sendo organizada pelo Comitê Técnico Gestor de Urgência e Emergência há quatro meses e chama a atenção para a importância do trabalho integrado, comenta o coordenador regional da Defesa Civil e capitão do Corpo de Bombeiros Eduardo Drigo da Silva. "O atendimento a catástrofes no Corpo de Bombeiros e Defesa Civil funciona de forma celular, por isso, quando percebemos a necessidade podemos acionar os órgãos dos outros municípios", diz.

Para o diretor da Defesa Civil de Santo André, tenente João Batista Camargo, além do treinamento, é fundamental o trabalho de monitoramento que vem sendo feito nas 23 regiões consideradas de risco em Santo André. "Fazemos um sobrevoo a cada 15 dias, principalmente nas áreas problemáticas. Temos sete equipes com dez elementos, encabeçada por um engenheiro, preparada para essas situações", destaca.

FICÇÃO

O deslizamento de terra e queda de uma árvore provocaram soterramento de dois barracos, um morador que passava pelo local acionou os bombeiros por meio do 193, uma mulher que simulava caminhar perto da cena pediu socorro para o Samu (192) enquanto outra pessoa correu até o posto da Guarda Civil Municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;