Nacional Titulo
Polícia Federal investiga ex-secretário do ES
15/04/2007 | 07:11
Compartilhar notícia


A Polícia Federal investiga a participação de outros agentes da corporação no esquema ligado a bingos e máquinas caça-níqueis, desbaratado na sexta-feira pela Operação Furacão. Um dos suspeitos é o delegado federal aposentado Oscar Camargo Costa Filho, que já ocupou a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo e hoje tem um escritório de advocacia na Avenida Paulista, em São Paulo.

As gravações da PF mostram Costa Filho intermediando conversas entre representantes de bingos e policiais federais.

Há muito tempo, a DIP (Diretoria de Inteligência Policial), que investiga policiais suspeitos de corrupção, sabe do envolvimento de agentes com os bingos e com os desembargadores José Eduardo Carreira Alvim e José Ricardo Siqueira Regueira – presos na sexta-feira, no Rio de Janeiro, e transferidos no sábado para Brasília (DF), onde prestarão depoimento com os outros presos.

Em operação coordenada pelo subsecretário de segurança do Rio, Márcio Derene, então ocupando o posto de delegado da PF, policiais à paisana acompanharam Regueira até o restaurante Antiquarius, no Leblon. O desembargador descobriu a presença dos policias e registrou ocorrência alegando que tinha direito a foro especial e, por isso, não poderia estar sendo seguido pelos agentes sem autorização. A operação, porém, havia sido autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça.

Outra prova de que a ligação dos desembargadores era íntima é o fato de Carreira Alvim ter descoberto que seu gabinete, no prédio do TRF (Tribunal Regional Federal), estava com escutas. Segundo queixa feita pelo desembargador, ele foi alertado “por amigos” de que estaria sendo monitorado.

Pela regra da antiguidade, ele seria o novo presidente no biênio que começou na última quinta-feira. No entanto, o então presidente do tribunal Frederico Gueiros sabia da investigação a mando do STJ. Quando Carreira Alvim descobriu o monitoramento, a Polícia Federal considerou encerradas as investigações, o que apressou a ação de sexta-feira, que culminou com a prisão de 25 pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;