Economia Titulo
BC Europeu deve baixar juros para 2%, dizem especialistas
Do Diário OnLine
30/05/2003 | 15:07
Compartilhar notícia


Contando com a possibilidade de que a inflação pode cair a zero na zona do euro a média prazo, analistas acreditam que Banco Central Europeu (BCE) deve reduzir as taxas de juros na região para 2%, menor patamar da história. Atualmente, a taxa está em 2,5%.

Pesquisa feita pela agência alemã VWD aponta que 29 de 30 especialistas entrevistados apostam na redução da taxa no dia 5 de junho, dia da reunião do conselho de governo do BCE. Desses 29, 23 disseram que o corte será de 0,5%.

Na última reunião, o BCE reduziu a taxa de 2,75% para 2,5%, o que foi classificado como uma ação tímida frente ao fraco crescimento econômico nos 12 países do euro. O motivo alegado na ocasião foram a diminuição das pressões inflacionárias e o perigo de deflação na Alemanha.

Com agências




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;