Internacional Titulo
Indústria de diamantes anuncia novas medidas contra contrabando
Do Diário do Grande ABC
19/07/2000 | 13:07
Compartilhar notícia


A indústria internacional de diamantes anunciou nesta quarta medidas severas para reprimir o comércio ilegal dos diamantes. Cerca de 350 delegados, que representam comerciantes, cortadores e polidores de todo o mundo, decidiram estas medidas, que tiveram o apoio dos observadores de grupos de direitos humanos.

Um novo sistema de certificaçao será implantado com o objetivo de acompanhar a trajetória do diamante bruto da saída da mina até os centros internacionais de comércio. Os corretores de diamantes que violarem o embargo imposto pela ONU para a venda aos rebeldes da Angola e de Serra Leoa, serao severamente punidos.

Os ativistas dos oito grupos de direitos humanos que acompanham a reuniao, informaram que se essas medidas forem rigorosamente cumpridas, os grupos rebeldes nao mais poderao financiar suas guerras com a venda de diamantes. Quinta, em Londres, acontecerá uma reuniao com todos os países envolvidos neste comércio, para que antes do fim do ano, esse processo mundial de certificaçao já esteja instalado. Os representantes da indústria de diamantes determinaram também, que aquele que estiver comercializando ilegalmente, será imediatamente afastado do negócio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;