Internacional Titulo
Delegação da UE faz visita sem precedentes ao Iraque
Da AFP
09/06/2005 | 11:03
Compartilhar notícia


Uma delegação da UE (União Européia) realizou nesta quinta-feira uma visita sem precedentes a Bagdá, onde se pronunciou a favor de uma nova associação política e econômica com o Iraque, por ocasião da próxima conferência de Bruxelas.

"Sim, a guerra no Iraque dividiu a Europa, mas deixamos o passado para trás, com o objetivo de trabalhar pelo futuro do Iraque", declarou o ministro britânico das Relações Exteriores, Jack Straw.

A delegação da UE inclui o alto representante para a Política Externa da UE, Javier Solana; a Comissária Européia de Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner; o chefe da diplomacia luxemburguesa, Jean Asselborn; e Straw. Os quatros foram recebidos pelo presidente iraquiano, Jalal Talabani, em seu gabinete, instalado na chamada Zona Verde, um setor protegido no centro de Bagdá.

A visita acontece 13 dias antes de uma conferência convocada em Bruxelas pela UE e os Estados Unidos com o objetivo de estabilizar o Iraque e ajudar em sua reconstrução. A Comissão Européia saudou a "histórica visita" da UE a Bagdá, afirmando que vê nesta viagem uma primeira etapa da normalização das relações entre o bloco e as autoridades iraquianas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;