Cultura & Lazer Titulo Literatura
Flip homenageia Gilberto Freyre
Por
04/08/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) inicia hoje sua oitava edição em meio a questionamentos: teria já esgotado sua fonte de bons autores a ponto de repetir diversos nomes? Estaria privilegiando ensaístas ao invés de ficcionistas? O homenageado merece tanto espaço? Considerações que geraram debates, mas que não arranham o brilho do mais importante evento literário do País, que, como de hábito, teve boa parte de seus ingressos para as 19 mesas se esgotado rapidamente.

"Uma das principais marcas desta edição é o espaço maior reservado à homenagem. São três mesas, uma exposição, além da conferência de abertura e da programação da Casa de Cultura", comenta Flávio Moura, diretor de programação. O homenageado deste ano é o escritor e sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987), um dos maiores pensadores brasileiros. Sua obra será discutida por diversos profissionais a começar pela cerimônia de abertura, hoje à noite, a cargo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Os mediadores, velhos conhecidos de outras Flips, terão o desafio de incentivar o debate com Isabel Allende, Robert Crumb, Azar Nafisi, Ferreira Gullar, Salman Rushdie, William Kennedy, Ronaldo Correia de Brito, alguns dos grandes nomes desta edição. Informações: www.flip.org.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;