Esportes Titulo Libertadores
Timão estreia nesta quarta na Copa Libertadores

Por ser o único título que falta ao clube, jogadores têm
consciência das cobranças da torcida e da responsabilidade

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
24/02/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Vai começar para o Corinthians o ano do centenário, ou melhor, a disputa da Copa Libertadores da América. Por ser o único título de expressão que falta ao clube, diretoria, comissão técnica e jogadores têm consciência das cobranças da torcida e da responsabilidade para que a taça tão sonhada seja o maior presente em meio às festas de um século de fundação.

A caminhada terá início hoje, às 21h50 (Globo), no Estádio do Pacaembu, diante do desconhecido Racing, do Uruguai, pelo Grupo 1. Mas o que a Fiel mais deseja é que o dia 18 de agosto chegue logo, de preferência com o Corinthians na decisão e com o fim do tabu de 50 anos - a competição sul-americana foi realizada pela primeira vez em 1960.

Essa é a oitava participação do Alvinegro e o melhor resultado foi o quarto lugar em 2000 quando, para desespero e frustração corintianos, o rival Palmeiras eliminou a equipe na fase semifinal, na disputa de pênaltis, após Marcelinho Carioca parar no goleiro Marcos na última cobrança.

Por duas vezes o Corinthians caiu nas quartas de final, e em ambas diante de brasileiros. Em 1996, o Grêmio impediu o avanço do Timão, enquanto que, em 1999, o algoz foi o Palmeiras, também nos tiros-livres.

Já nas edições de 1991, 2003 e 2006 dois argentinos colocaram fim ao sonho da equipe nas oitavas de final. Na primeira ocasião foi o Boca Juniors. Na segunda e terceira o River Plate apareceu para mandar os alvinegros mais cedo para casa. Em 1977, ano da primeira participação, o Timão não passou da primeira fase.

Neste ano, os corintianos puderam comemorar as ausências dos algozes Boca Juniors, River Plate, Grêmio e Palmeiras na competição. Nada, porém, que facilite o caminho ao título, uma vez que outras potências do País estão presentes, casos de São Paulo, Internacional de Porto Alegre, Flamengo e Cruzeiro.

Para superar as dificuldades e chegar ao título inédito, o Timão apostou em jogadores de renome internacional, casos dos campeões mundiais Ronaldo e Roberto Carlos, e em outros não menos experientes, como o argentino Defederico, Iarley, Tcheco e Danilo.


Mano Menezes mantém dúvida entre Iarley e Defederico

O técnico Mano Menezes tem apenas uma dúvida para levar aos vestiários do Pacaembu, hoje à noite, quando o Corinthians estreia na Copa Libertadores contra o Racing, do Uruguai: a escalação de Defederico ou Iarley entre os titulares no ataque corintiano.

Durante o treinamento de ontem, porém, o argentino treinou ao lado de Ronaldo, mas o treinador não confirma sua escalação "Continuam as duas possibilidade. É a única dúvida que vou levar. O Iarley se posiciona mais como atacante, e o Defederico reveza mais a estada na última linha com a vinda para a armação." Dessa forma, o treinador já tem quase formado o time considerado ideal para a disputa do torneio continental.

Se fossem levadas em conta as atuações no Paulistão, Iarley teria vantagem por já ter atuado em oito oportunidades, contra três de Defederico. Em gols marcados o primeiro também leva vantagem sobre o hermano: um contra zero.

Independentemente de quem jogar, no entanto, o discurso no Alvinegro é um só: começar com o pé direito. "Tem a tensão por ser a nossa estreia. Vai ser um jogo difícil, com marcação dura. Mas nós não temos de estar preocupados com o adversário. Temos de ter consciência das nossas qualidades e partir para cima. É muito importante pressionar desde o primeiro minuto, manter a bola no campo do adversário. Temos de jogar, nos movimentar e entrar bem motivados", disse Ronaldo.
O Fenômeno ainda comentou que não conhece o Racing, mas que a comissão técnica está bem informada e passará o que for necessário ao time. "Eu não assisti nenhum jogo. Não consigo ver muitos jogos pela televisão. Lógico que a comissão tem preparado vídeos para ficarmos ligados nas principais qualidades do adversário", concluiu. (com Agências)


Treinador corintiano exige time em cima do adversário

No que depender do discurso do técnico Mano Menezes, o Corinthians deve atropelar o Racing, hoje à noite, na estreia do Timão na Copa Libertadores. De acordo com o treinador, a equipe alvinegra deve impor ritmo forte desde o início, para não dar tempo de os uruguaios se posicionarem em campo.

"É preciso ter intensidade mais forte de jogo mesmo. Se você não consegue imprimir um ritmo mais forte, os adversários não erram e conseguem se posicionar, eles têm uma cultura muito desenvolvida nesse ponto. Então precisamos criar situações para sair da normalidade. Trabalho para a equipe ter essa consciência", destacou o treinador.

Mano ainda lembrou que é necessário ao Corinthians ter a posse de bola, sem deixar que o adversário passe a tomar as rédeas da partida e irritar a torcida que deve lotar o Pacaembu. "Se você deixar as coisas andarem normalmente e não acelerar o jogo, o adversário fica tocando a bola e isso vai irritando o torcedor, quebrando o ritmo. E o time da casa não pode deixar isso acontecer. Se ocorrer, não consegue a vitória", explicou.

RONALDO
Sem jogar há cerca de um mês, o Fenômeno não deve atuar durante toda a partida de hoje, contra os uruguaios. "Não sei se ele vai ter condição de fechar os 90 minutos, mas com o que fizemos (poupá-lo de jogos e intensificar os treinos) a chance de isso acontecer ficou maior", afirmou o técnico Mano Menezes. (com Agências)

Restam 7.000 ingressos para estréia

Aos torcedores corintianos que ainda quiserem acompanhar a estreia do Alvinegro na Libertadores, atenção: ainda restam 7.000 ingressos nas bilheterias do Estádio do Pacaembu e no Parque São Jorge (apenas nestes dois postos, que abrem a partir das 10h de hoje). Porém, arquibancadas e tobogã já estão esgotados.

Até ontem, 30 mil bilhetes haviam sido vendidos antecipadamente, a maioria deles por meio do programa de sócios Fiel Torcedor. Os altos preços nos ingressos restantes - podem chegar a R$ 300 - afugentaram o público.

Mas, independentemente da festa da torcida que comparecer, o lateral-esquerdo Roberto Carlos destacou: "Esse apoio todo da torcida tem de dar tranquilidade para gente. Não podemos entrar nessa euforia", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;