Cultura & Lazer Titulo Lançamento
Cinema nacional em 4.200 verbetes

Pesquisador de São Bernardo lança edição ampliada de 'Dicionário de Filmes Brasileiros - Longa-metragem'

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
28/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Mesmo sendo autor de livro que catalogava 3.400 filmes nacionais, o pesquisador de cinema Antonio Leão da Silva Neto, de São Bernardo, ainda achava que o volume, lançado em 2002, tinha "pouca informação". Pensando nisso, começou a trabalhar na ampliação e revisão de "Dicionário de Filmes Brasileiros - Longa-metragem" em 2004, época em que já era impossível encontrar um exemplar. Durante a finalização da nova edição, que tem 2.000 cópias, Leão trabalhou das 20h à 1h durante a semana e o dia inteiro aos sábados e domingos. O lançamento da edição ocorre na terça-feira, às 19h30, no Espaço Cultural da 2001 Vídeo (Av. Sumaré, 1.744, Perdizes, São Paulo. Tel.: 2832-6000.).

O volume, finalizado em abril, teve um acréscimo de cerca de 800 títulos em relação ao anterior, incluindo filmes ainda em produção e inacabados. Detalhista, Leão incluiu na nova versão todo material que havia disponível de cada filme. Sinopses, arrecadação, participação em festivais, premiações. Uma compilação essencial para todo amante do cinema. "Optei por oferecer o máximo de informação possível. Estou bem satisfeito com o material, até que seja necessário atualizar novamente", brinca.

Os novos verbetes correspondem, em sua maioria, a filmes em captação digital, formato que ficou de fora da primeira impressão. Leão teve de quebrar a cabeça para selecionar o que entraria. "A produção digital é gigantesca. Se em 2002 aproximadamente 95% dos filmes eram em película, hoje esse formato já divide espaço com o digital igualmente. Como critérios, elegi a presença ou inscrição em festivais ou ser assinado por um diretor conhecido", explica.

O único senão é que, por a nova edição ter sido financiada pelo Fundo Nacional de Cultura, o livro não poderá ser comercializado. A saída imediata para os cinéfilos que querem a obra é não faltar ao lançamento. "Calculamos a distribuição de até 300 exemplares", diz Leão. Outra maneira de consegui-lo é entrando em contato com o Ibac (Instituto Brasileiro Arte e Cultura), que foi a parceira pessoa jurídica (exigência do Fundo) do autor na edição. Outra contrapartida do financiamento prevê que o Dicionário seja entregue para 200 órgãos que serão apontados pelo Fundo Nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;