Cultura & Lazer Titulo Dança
Frida Kahlo nos movimentos de Stacatto
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
28/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A biografia da pintora mexicana Frida Kahlo (1907- 1954) é o mote da coreografia Entre Chagas e Borboletas, que a Stacatto Cia de Dança traz em apresentação gratuita amanhã no Centro de Dança de Santo André (Escola Livre de Dança), dentro da programação do Dia Nacional da Dança, comemorado hoje.

O espetáculo nasceu de pesquisa iniciada pela bailarina Vanessa Macedo, que trabalhou como coreógrafa convidada com cinco dançarinas da Stacatto por mais de um ano. "Sempre tivemos como objetivo circular com esse espetáculo, mas começamos como um estudo de mestrado que defendi no ano passado, na Unicamp", explica Vanessa.

A figura dramática de Frida, que ainda muito jovem sofreu um gravíssimo acidente de ônibus que lhe afetou a saúde até o fim da vida, foi escolhida por Vanessa Macedo para seu estudo por conta do teor autobiográfico de sua obra, representada principalmente por seus autorretratos, em que suas grossas sobrancelhas e - com o passar do tempo -, os pelos sobre os lábios, foram se destacando.

"Meu foco era a arte confessional e concentrei-me na pintora. Começamos a estudar tudo o que fosse relacionado à Frida Kahlo, as pinturas, livros, o filme baseado em sua vida (rodado em 2002 e estrelado por Salma Hayek)", exemplifica.

O mestrado em Artes foi defendido no ano passado e desde então a companhia Stacatto, que tem direção artística de Fernando Machado, tem circulado com o espetáculo independentemente da autora. Entre Chagas e Borboletas foi também premiado pelo Proac (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura.

MAIS PROGRAMAÇÃO - Hoje, dia em que a arte dos movimentos do corpo é propriamente celebrada, o Centro da Dança abre ao público as exposições fotográficas A História da Dança e Esta é a Minha Dança Contemporânea, baseadas no acervo coletado pela ELD. A curadoria das mostras, que ficam abertas ao público somente até amanhã, foi dos professores. A Stacatto Cia. de Dança oferece hoje, das 19h às 21h, workshop direcionado a qualquer pessoa interessada. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Dia Nacional da Dança. Hoje e amanhã, das 8h às 21h. No Centro de Dança de Santo André - Rua Eduardo Monteiro, 410. Tel.: 4438-5021. Espetáculo Entre Chagas e Borboletas. Amanhã, às 20h. Entrada franca (retirar ingressos com uma hora de antecedência).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;