Cultura & Lazer Titulo Cultura excluída
Diadema: galpão do samba ainda é promessa

Projeto de campanha sequer foi planejado; entre as propostas está a informatização das bibliotecas

Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
08/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As principais promessas do prefeito de Diadema Mário Reali (PT) para o setor cultural não têm data de execução definida, ou, no mínimo, não serão cumpridas em 2009. Entre as propostas apresentadas pelo chefe do Executivo à época em que era candidato estão a construção do Galpão do Samba e a conclusão do processo de informatização das bibliotecas, iniciado na gestão do ex-prefeito José de Fillipi Júnior.

No Galpão, além de atividades carnavalescas, seriam ministradas oficinas culturais e de geração de renda para adolescentes, jovens e idosos, em parceria com a Liga das Escolas de Samba de Diadema e empresas da cidade. A secretária de Cultura Maria Regina Ponce não soube informar a data do início da obra, mas argumentou que, antes de realizar o empreendimento, a Prefeitura investirá na capacitação dos sambistas.

Até o fim do ano, serão realizados dois seminários, que devem contar com as participações da representante do projeto Mangueira do Amanhã Célia Regina Domingues e do presidente da Associação do Conselho do Samba do Estado Damásio Soares. Outros dois eventos desse tipo estão previstos para 2010.

"Os seminários mostrarão como funcionam as escolas de samba e as dificuldades que elas têm para colocar o Carnaval na rua. Temos de ter responsabilidade e não vamos simplesmente inaugurar o Galpão. Depois dos seminários, sentaremos com todos para fazermos o projeto", explica Maria Regina.

INFORMATIZAÇÃO - Em relação à informatização das bibliotecas - outro item presente na plataforma eleitoral divulgada por Reali - a secretária também não respondeu objetivamente. "Estamos aguardando o planejamento de governo que o Mário Reali vai anunciar e passamos as informações para a Secretaria de Planejamento, para que a gente possa ter essas definições de prazo. Mas posso garantir que neste ano com certeza será concluída a informatização, porque falta pouco", diz, sem detalhar as obras.

Segundo a nota enviada pela prefeitura ao Diário, após a entrevista da secretária, a informatização em toda a rede ocorrerá somente em 2010, com o apoio do Ministério da Cultura e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

REALIZAÇÕES - Maria Regina elenca uma série de realizações da administração e faz uma avaliação positiva dos três primeiros meses de mandato."Começamos muito bem o ano. Em janeiro, tivemos a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. O Carnaval foi um sucesso, com público de 40 mil pessoas em cada dia".

Ela defende um relacionamento estreito entre a prefeitura e a comunidade e cita como exemplo de valorização dos artistas locais o projeto Praça do Samba e do Artesanato. Durante o evento, realizado na Praça Castelo Branco, no Centro, o Executivo fornece a infraestrutura para que músicos e artesãos do município tenham a oportunidade de divulgar seus trabalhos.

A secretária também destaca a lei de incentivo fiscal como uma das ferramentas que facilitam a atuação de agentes culturais. Segundo ela, projetos aprovados por uma comissão de avaliação recebem o aval do prefeito para obterem patrocínios de empresas, que seriam beneficiadas com o desconto no pagamento do IPTU.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;