Economia Titulo Mercado acionário
Cresce o número de pessoas físicas na Bolsa
Do Diário do Grande ABC
08/06/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


A turbulência nos mercados internacionais e o início do processo de alta da inflação não impediram o crescimento do número de pessoas físicas no mercado acionário. Levantamento realizado pela Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) revela que, até o final de maio, o número de contas de investidores pessoas físicas aumentou 1,45%, ao passar dos 479.724 em abril para 486.706 contas no encerramento de maio.

A quantidade de clubes de investimento registrados na Bovespa seguiu a mesma tendência. Em maio, conforme dados da Bolsa paulista, foram registrados 78 novos clubes. Com isso, sobre para 2.495 a quantidade de clubes desde o início do programa de popularização (denominado Bovespa vai até você), criado em setembro de 2002.

Somente nos primeiros cinco meses do ano, um total de 448 novos clubes entrou para o mercado de ações. No total, a Bovespa encerrou o mês de maio com 2.525 clubes de investimento, o que totaliza um patrimônio líquido de R$ 16,20 bilhões. Até abril (última data que a Bovespa disponibilizou informações), esses clubes contavam com 153.798 cotistas.

Apesar do aumento no número de contas de pessoas físicas e do crescimento na quantidade de clubes de investimento, que sinalizam um interesse crescente pelo mercado de capitais, os especialistas do mercado acionário afirmam que a Bolsa está cada vez mais vulnerável diante da alta dos juros, da explosão nos preços do petróleo e da contínua instabilidade das bolsas internacionais. Segundo eles, é preciso cautela e não esperar por ganhos rápidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;