Memória Titulo
A luz chega ao Grande ABC: há 100 anos...

Ao acender a luz da sua casa saiba que este melhoramento moderno chegou há apenas um século ao Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Ao acender a luz da sua casa nesta segunda-feira saiba que este melhoramento moderno chegou há apenas um século ao Grande ABC. A história oficial costuma dizer que a eletricidade é de 1907 na região. Na verdade, naquele ano, foram firmados os primeiros contratos entre a Prefeitura de São Bernardo e a Light. Obras iniciadas, a luz chega mesmo em 1909 e em 13 de julho daquele ano comemorou-se a benfeitoria.

Que se coloque na lista de efemérides locais: 13 de julho de 1909 - a eletricidade chega ao Grande ABC.

As duas localidades primeiramente atendidas foram os centros urbanos do Distrito da Sede (Vila de São Bernardo, ao longo da Rua Marechal Deodoro e suas transversais próximas à matriz da Boa Viagem) e Estação de São Bernardo, hoje Centro de Santo André.

LINHA DO TEMPO
1907 - Sede da Sociedade Savoia, hoje Ítalo-Brasileira, de Santo André, passa a ser iluminada com energia gerada por gás acetileno.

1908, 10 de outubro - Diretoria da Savoia aprova a colocação de 20 lâmpadas elétricas em sua sede.

1909, 13 de junho - Diretoria da Savoia aprova contrato com a Light para o recebimento de luz elétrica. O melhoramento chega no segundo semestre e as festas de 20 de setembro são as primeiras à eletricidade na história da entidade.

O italiano que vem de Piracicaba, Santo André e São Paulo
Celebramos o 2º Encontro de Corais de Língua Italiana que o Bicchieri D'Oro, de Riacho Grande, promoveu em 4 de julho no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo. Giselda e Wilson Vertematti contam que a participação com muita alegria e vibração do público foi o ponto alto do evento.

Os visitantes elogiaram a acolhida que tiveram durante todo o evento. Convites foram feitos para que o Bicchieri D'Oro participe de encontros nas cidades visitantes. O primeiro será dia 26, em Piracicaba, durante a Festa da Polenta, que terá a presença dos corais locais: Stella Alpina e Càneva.

Hoje Memória fala um pouco dos outros três corais que se apresentaram em São Bernardo.

STELLA ALPINA (Estrela dos Alpes ou Edelweiss, da cultura alemã). Cidade: Piracicaba, com sede própria desde 2005. Fundação: 1990. Regente fundadora: Jânea Falcão. Maestro atual: Jayme Vieira. Objetivo inicial: resgatar a música dos imigrantes em Piracicaba. Repertório diversificado, com base no italiano alpino e em dialetos regionais.

Sua principal viagem foi à Itália, quando se apresentou em Trento e outras cidades representando o Brasil na Setimanna Brasiliana, que resultou na gravação de um CD ao vivo. Tem também o CD Canti di Montagna e duas faixas no álbum Vozes da Terra, de Juiz de Fora, Minas Gerais.

CORAL SAPORE D' ITALIA. Cidade: São Paulo. Fundação: 13 de setembro de 1994. Pertence ao Circolo Sociale Calabrese. Objetivo: manter e transmitir às novas gerações a beleza da canção italiana. Apresenta-se dentro e fora do Estado de São Paulo.

SOCIEDADE CULTURAL ÍTALO-BRASILEIRA. Cidade: Santo André. Criação: junho de 1999. Regência: Reinaldo Sanches. Composição: 45 coralistas. Repertório: obras eruditas, sacras e populares (nacionais e estrangeiras), com ênfase em músicas italianas.

MUNICÍPIO PAULISTA
Por provisão de 13 de Julho de 1600 é criada a Vila (município) de São João Baptista de Cananéia. É o quinto mais antigo município do Estado, depois de São Vicente, Santos, São Paulo e Itanhaém.
Cananéia significa Canahan, ou "terra da promissão". A cidade celebra seu aniversário em 12 de agosto.

HOJE
Dia do Engenheiro Sanitarista e Dia Internacional do Rock.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 13 de julho de 1979

Manchete - Prometendo diálogo, Reynaldo (de Barros) toma posse (como prefeito de São Paulo) e lança um desafio

São Paulo - Maluf (Paulo, governador) indica Preotesco (Marcel, empresário de São Bernardo) para dirigir a Cetesb

Editorial - Projeto de anistia segue a linha do regime

Especial - Só São Bernardo possui carros movidos a álcool. Reportagem de Cloves Geraldo (2ª de uma série).

Futebol - Pela Intermediária, ontem em Jundiaí, Santo André 6, Paulista 0.

Polícia - Bola Sete mata vigilante a tiros em Capuava.

EM 13 DE JULHO DE...
1909 - Empresa Telefônica Bragantina recebe autorização para instalar e explorar serviço telefônico no Grande ABC.

1914 - Chegam os primeiros professores do 1º Grupo Escolar de Santo André: Licinio Cardoso Franco, Francisco Almeida Garret, Alzira de Almeida Lisboa, Alice Muller Moreira e Branca Giuliodori (substituta). Na direção, o professor José Augusto Leite Franco.

1929 - Clube de Xadrez de Santo André realiza baile em comemoração à data universal da Independência dos Povos e inauguração do seu novo salão de festas.

SANTOS DO DIA
Angelina de Marsciano, Henrique I e Joel.
Henrique e Cunegundes, marido e mulher, imperadores alemães. Faleceram em 1024 e 1033, respectivamente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;