Política Titulo
'PT não vai dar bola para oposição nas eleições municipais'
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
13/09/2003 | 18:45
Compartilhar notícia


O presidente nacional do PT, José Genoino, disse que seu partido não vai dar bola para possíveis ataques que o PSDB, e outros partidos adversários, façam às prefeituras petistas no Grande ABC durante campanha eleitoral de 2004. “Espero que o PSDB não queira matar o Celso Daniel pela segunda vez na questão eleitoral em Santo André”, disse o ex-deputado, que também já sinalizou que jogará para o governo do Estado a responsabilidade da invasão do Movimento dos Sem-Teto ao terreno da Volkswagen, em São Bernardo. “A atuação nacional e estadual do PT foi de buscar uma solução negociada para aquela situação.”

Pela primeira vez, o partido enfrentará uma eleição municipal – que elegerá prefeitos e vereadores em 5.565 cidades brasileiras para os próximos quatro anos – no comando do governo federal. Seu desafio será, no mínimo, manter as cidades que governa para assegurar a estabilidade política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, frente aos segmentos de oposição. Para isso, segundo Genoino, a menina dos olhos da campanha será a manutenção da prefeitura de São Paulo, governada por Marta Suplicy, e em segundo lugar as prefeituras do Grande ABC.

Durante entrevista ao Diário na quinta-feira, o presidente nacional do PT falou sobre a estratégia do partido para manter sua hegemonia no Grande ABC entre outros assuntos.

Diário – Como o PT se organiza para as eleições de 2004 no Grande ABC?
Genoino – No Estado de São Paulo, depois da capital, daremos prioridade ao Grande ABC. O PT vai tratar o Grande ABC como uma localidade única. São Bernardo, por exemplo, terá o mesmo tratamento de Santo André ou Diadema. Será uma campanha baseada nos êxitos de suas administrações na região, na defesa dos nossos avanços, defesa que hoje nós temos como fazer, até porque o PT governa o Brasil. Nosso plano é manter as cinco cidades já governadas pelo partido e ganhar São Caetano e São Bernardo.

Diário – Os partidos rivais do PT na região, em especial o PSDB, pretendem mostrar suas políticas administrativas na região em contraposição com as denúncias do caso Celso Daniel, em Santo André, e do episódio da invasão do terreno da Volkswagen, em São Bernardo, além de captar possíveis deslizes do governo federal. Como o PT pretende se defender?
Genoino – Vamos mostrar o que realizamos ao longo dos anos no Grande ABC. O PSDB não pode fazer do acampamento em São Bernardo uma luta contra o PT. Até porque, a questão do acampamento é de responsabilidade do governo do Estado. Os acampados passaram por Osasco, Guarulhos e foram para o Grande ABC por falta de uma solução adequada do governo do PSDB. A atuação do PT foi de buscar uma solução negociada para aquela situação do acampamento. Tanto que não houve confronto. Acho que isso é desespero do PSDB.

Diário – Mas houveram passeatas e os vereadores da cidade exigiram ações da prefeitura para dar moradia à população desabrigada.
Genoino – Mas isso é improcedente no caso de São Bernardo. No caso de Santo André, vamos mostrar os projetos que foram aprovados internacionalmente, o modelo de gestão com a sociedade civil. Espero que o PSDB não queira matar o Celso Daniel pela segunda vez na questão eleitoral em Santo André.

Diário – Como o PT pretende alavancar a unidade com o setor de esquerda do partido no processo eleitoral do ano que vem?
Genoino – Haverá o respeito ao direito de opinião de qualquer filiado. O PT fará uma campanha unitária.

Diário – Qual será a participação do presidente e dos ministros na campanha na região? No caso de São Bernardo, onde Lula mora, haverá uma presença especial?
Genoino – O PT está preparado para ganhar a eleição como partido. O governo vai decidir na hora certa de que maneira pode participar da campanha. Uma coisa é certa: mostraremos as nossas administrações, seremos radicais na defesa do presidente Lula e a eleição não será nacionalizada.

Diário – A chapa do deputado Vicentinho, em São Bernardo, perdeu na semana passada a possibilidade de um acordo com o PL. Até o momento, a perspectiva inicial de ampliar o leque de apoios com relação à última eleição na cidade não avançou. O PT sairá sozinho em São Bernardo?
Genoino – O PL, por intervenção do Valdemar (Costa Neto), está tomando outro rumo, mas temos partidos aliados, como o PMDB e o PTB, que ainda estão conversando conosco. Nós não vamos sair sozinhos em nenhuma cidade do Grande ABC. A orientação é de unir-se com os aliados do governo Lula.

Diário – Existem dois vereadores petistas disputando a candidatura a prefeito em São Caetano. Em Mauá, são cinco virtuais candidatos. Essas disputas não podem atrapalhar o partido?
Genoino – Essa disputa não pode virar guerra. Nós faremos em São Caetano um esforço muito grande para não ter prévia. Mauá seguirá a mesma orientação.

Diário – O prefeito de Rio Grande da Serra, Ramon Velasquez, tenta conseguir o aval da Justiça para ter a condição de se candidatar e, assim, cumprir um possível terceiro mandato. Ele tem ido muito a Brasília, para articular apoios com o partido. O PT nacional vai trabalhar para reelegê-lo ou a orientação será lançar novo candidato?
Genoino – Eu não tenho conhecimento sobre esta questão, ainda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;