Economia Titulo
Estudo da Serasa mostra varejo otimista
Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
29/07/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


A expectativa dos empresários do País para o Dia dos Pais deste ano é a mais otimista desde 2005. Segundo a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial para a data, os empresários do varejo nacional esperam crescimento do faturamento e das vendas.

Do total de entrevistados, 51% aguardam aumento da receita em relação a mesma data do ano passado, 40%, apostam na estabilidade e apenas 9% acreditam em queda. Em 2007, 48% projetavam aumento do faturamento e 39% estabilidade em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Ao todo, 53% dos entrevistados esperam aumento do volume de vendas para o próximo mês, 35% estão prevendo estabilidade no comércio e só 12% acham que o ritmo pode ceder. No ano paasado, 51% esperavam elevação das vendas físicas e 37%, estabilidade.

O assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, afirma que os empresários mais otimistas com os resultados do período são os da região Norte (60%) e Nordeste (58%) do País. Na região Centro-Oeste, 50% dos comerciantes esperam alta do faturamento e, empatados nas projeções, com 48% de otimistas, estão o Sudeste e o Sul.

"As empresas do Norte e Nordeste do País acreditam em um faturamento maior por conta do elevado número de indústrias que estão se instalando nessas regiões e elevando a oferta de empregos, sem contar o agronegócio e o turismo, que estão em alta, contribuindo para a expansão do consumo", ressalta Almeida.

Entre os presentes mais demandados estão roupas, sapatos e acessórios, para 43% dos entrevistados; celulares, na opinião de 33% dos empresários; e eletrônicos (som, TV e MP3) para 8%.

"Em virtude da queda do dólar, os eletrônicos devem disputar com vestuário e calçados o primeiro lugar no ranking de artigos mais vendidos na data na região", aponta o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), Valter Moura.

O levantamento da entidade aponta ainda que os varejistas do País prevêem que do total das vendas, 52% serão pagas a prazo e 48% à vista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;