Memória Titulo
Quem lembra dessas escolas? Onde ficava a vila dos Thomé?

Hoje é o aniversário de João Macena Neto, da Turma de Rudge Ramos, em São Bernardo. Ele nasceu em 10 de fevereiro de 1946 na localidade...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é o aniversário de João Macena Neto, da Turma de Rudge Ramos, em São Bernardo. Ele nasceu em 10 de fevereiro de 1946 na localidade de Mãe D'Água de Dentro, município de Teixeira (a Suíça brasileira), na Paraíba, e reside em São Bernardo desde criança.

O pai, José Ferreira Macena, veio na frente, entre 1951 e 1952; a mãe, Isaura Cordeiro, costureira, chegou com os filhos em 1953. A família passa a residir na Rua Manger, hoje Chácara Sergipe, perto da casa de Ariston Azevedo, dono da Chácara Sergipe, depois loteada e integrando o bairro Jordanópolis.

A história de João Macena permite citar referências pouco conhecidas:

1- Escola Mista Municipal da Cerâmica Ipiranga, que margeava a Via Anchieta e não existe mais.

2 - Escola Mista da Rádio Record. Ficava junto aos transmissores da Rádio Record.

3 - Vila dos Thomé, na Paulicéia, com olaria que ao ser desativada serviu como garagem dos ônibus de Waldemar Apud, do Turismo São Bernardo.

Foi na Vila dos Thomé que José Ferreira Macena fundou uma confecção de roupas, à época chamada de oficina de costura Stagio.

João Macena Neto trabalhou 11 anos no 1º Cartório de Registro Civil de São Bernardo e 20 anos na área de Educação da Prefeitura, aposentando-se como encarregado. Ele é casado com a professora Nanci Macena. São dois filhos, Danilo e Ivana Macena Granjo.

Trabalhadores

Aniversariam hoje:

1 - Manoel Pinto Serra. 1899. Natural de São Pedro do Sul, Portugal. Servente da empresa Zapparoli & Serena. Residência: Rua Adolfo Bastos, 352, Santo André.

2 - João Castelli. 1904. Italiano. Mecânico da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Carlos de Campos, 97.

3 - Pedro Otero Rodrigues. 1910. Natural de Ulaneda, Argentina. Pintor da Ultragás.

Fonte: primeiro livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 10 de fevereiro de 1980

Manchete - Donas de casa da região participam do boicote à carne.

Imprensa - Governo dá permissão de FM à Rádio Diário do Grande ABC. Será a primeira estação de FM estéreo no Grande ABC.

Carnaval 80 - Rio Grande da Serra apresenta a sua escola de samba: Xuca-Xuca.

EM 10 DE FEVEREIRO...

1830 - Governo Provincial autoriza a instalação, na Freguesia de São Bernardo, de uma escola de primeiras letras.

1945 Incêndio atinge seção de lenhas da Porcelana Mauá, no Distrito de Mauá.

HOJE

Dia do Atleta Profissional.

SANTOS DO DIA

Arnaldo, Escolástica, Guilherme de Maleval e Silvano.

Santa Escolástica (na estampa) era italiana e viveu entre os anos 480 e 547. Irmã de São Bento, ela fundou o ramo feminino da Ordem beneditina. É invocada contra raios e para obter chuva.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;