Setecidades Titulo
São Bernardo vai reformar Paróquia Nossa Senhora
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
11/02/2011 | 07:20
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo vai reformar a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a fim de prepará-la para receber mais devotos nos próximos anos. A igreja deve ser considerada santuário pela Vaticano. O processo está em andamento e a expectativa é de que o papa Bento XVI tome a decisão ainda em 2011.

A intenção da administração Luiz Marinho (PT) é integrar o templo ao centro esportivo que está ao lado, mas separado por muros. Atividades de lazer, culturais e religiosas seriam realizadas no espaço, que teria também toda infraestrutura para receber milhares de fiéis em festividades.

Atualmente, no Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12 de outubro, cerca de 8.000 pessoas participam da missa e das outras ações promovidas pela igreja da Paulicéia. "Temos de criar condições para comportar essa demanda. Existe a possibilidade de transformar o local em santuário, e a Prefeitura não pode vacilar em apoiar", observa Marinho. "O papa só vai autorizar se houver situações de receptividade, um lugar agradável, acolhedor, como o santuário deve ser", completou o prefeito, ao ressaltar que buscará verba junto ao Ministério do Turismo e à Secretaria Estadual do Turismo.

Ainda não há previsão de gastos com a obra, pois os religiosos que administram a paróquia darão sugestões aos técnicos do Executivo para incrementar a intervenção.

Um dos pedidos deve ser a manutenção do centro de reciclagem que funciona no local. O espaço é mantido com o trabalho de moradores da comunidade e a renda é revertida para projetos educacionais e sociais promovidos pela igreja. Mas, na visão do governo petista, não seria adequado manter a atividade naquela área, pois destoaria dos demais trabalhos que serão desenvolvidos.

"É um pequeno problema perto do tamanho do projeto que está sendo discutido. É preciso um local para ser transferido, mas nós vamos encontrar sem problema", prevê o chefe do Executivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;