Memória Titulo
Anos 1960 e o esporte no eixo Santo André-Ribeirão Pires

Ademar Bertoldo vasculha seu acervo e separa as três fotos de hoje, dos anos 1960. Esportistas que jogavam na fábrica e no clube...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Ademar Bertoldo vasculha seu acervo e separa as três fotos de hoje, dos anos 1960. Esportistas que jogavam na fábrica e no clube. Tempo do preto-e-branco.

1 - O futebol da Pirelli, com Cláudio Petrin (o Claudião, irmão do ator Antonio Petrin), Roca, Charuto (posteriormente massagista), Romeu, Souza (o Servilio do Tognato), Moacir (irmão do Rubão, lutador de boxe) e o senhor Jaime, homem forte da Divisão Têxtil da Pirelli - cabia a ele selecionar os bons jogadores que vinham jogar contra o Pirelli; eram logo contratados.

Agachados: João Gilberto (artilheiro), Clovis (artista da bola que jogou também no Ouro Verde), Zezinho Caçapa (do Parque das Nações, outro artilheiro), Vavá e Ranulpho (ainda hoje na ativa no CA Aramaçan).

2 - O voleibol do Ribeirão Pires FC. Aqui, o time formado com jogadores que trabalhavam no comércio da cidade: Yoshio Nakano (irmão do Napoleão, que foi vereador), Pedro Barbosa Filho (trabalhava no armazém ferroviário, que já foi museu e hoje abriga a Guarda Municipal), Jorge Kakisaka (filho do dono da Casa Nogami), Ademar Bertoldo e o técnico Kaneu Hashimoto (redator de A Voz de Ribeirão Pires).

Agachados: Roberto Coca-Cola, Robertinho Hirossi (filho do cirurgião-dentista Ernesto Hirossi), Élson Ferreira (hoje proprietário com os filhos do Restaurante Canoa Quebrada) e Carlinhos (servidor municipal).

3 - Equipe do futebol de salão dos campeonatos do Ribeirão Pires FC, com Ademar Bertoldo, José Carcilo, Carlinhos e Kaneo Jorge Ayub. Agachados: Osvaldo Cabral, Paulinho (professor), Zeca e Toni.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7) - Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740) - Quinta Avenida. Hoje: a banda inovadora do pianista Stan Kenton e as vozes de Don Cornell, Jeri Southern, Al Hibbler, Mildred Bailey, Michael Civisca, Mel Tormé, Joe Williams e The Four Aces; amanhã: o jazz de Louis Armstrong. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700) - Brasil em Todos os Tempos. 1) Chega a Primavera. Uma visita à Ceagesp - que também vende flores - e à cidade de Cotia, com a sua Roselândia, que existe há mais de 65 anos. Os jardins floridos das nossas cidades, a partir do bairro do Ipiranga; 2) Homenagem ao jornalista Saul Galvão, da Rede Eldorado, falecido esta semana; 3) Entrevista com um corintiano do Grande ABC no mês em que o Timão completa 99 anos de glórias. Produção e apresentação, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, depois do futebol; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Do rádio do passado, a reprise de um programa muito famoso: Caricatura. Os "caricaturados" serão os compositores Herivelto Martins e Assis Valente. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Setembro, o mês do rádio e do radialista. Tempo de ouvir o prefixo do saudoso Repórter Esso. A parte musical tem Wanderlea, que canta Ternura (versão de Rossini Pinto); e Paulo Henrique, Uma lágrima (composição de Sebastião Ferreira da Silva). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 12 de setembro de 1979

Manchete - De Argel, Arraes prega organização. Mais um furo do jornalista Aleksandar Jovanovic, que consegue entrevistar Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, exilado há 15 anos.

Beneficiado pela anistia, Arraes preparava-se para voltar ao País.

São Bernardo - Suspensa a interdição da bica de água mineral ao lado do Estádio do Baetão: análise oficial mostra que a água é de boa qualidade.

Diadema - Moradores pedem mais atenção ao Jardim Inamar.

EM 12 DE SETEMBRO DE...

1954 - Instalada, na igreja do Carmo, a Diocese de Santo André, com a posse do seu primeiro bispo, dom Jorge Marcos de Oliveira.

1959 - Fundada a Cooperativa Mista de Produção de Tijolos de Ribeirão Pires.

1959 - Nave soviética Lunik 2 choca-se com a superfície da Lua.

1969 - Criada a Embrafilme (Empresa Brasileira de Filmes).

MUNICÍPIO PAULISTA

Jaguariúna celebra hoje o seu aniversário. A criação do município é de 1953, ao emancipar-se de Mogi Mirim, sendo instalado em 1º de janeiro de 1955.

HOJE

Dia Nacional da Recreação, Dia da Seresta, Dia da América Latina, Dia da Etiópia e Dia do Trator (cf. TM, nº 15 e 16).

SANTOS DO DIA

Guido de Anderlecht, Selésio e Vitória Fornari.

Maria Vitória Fornari (Gênova, Itália, 1562 - 1617) foi a fundadora da Ordem das Anunciadas Celestes, consagrada ao culto e à imitação de Maria.

Guido (morte em Brabante, Bélgica, 1012) foi peregrino na Europa e sacristão em sua terra, atribuindo-se a ele milagres e prodígios depois da sua morte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;