Fechar
Publicidade

Domingo, 5 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Diadema busca parceria para iniciar complexo de educação

Filippi dá pontapé inicial para tirar do papel a construção de ‘Quarteirão’ do setor


Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC

26/04/2021 | 00:01


O governo do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), deu pontapé inicial para tirar do papel uma de suas vitrines do plano de governo na eleição do ano passado: construção do chamado Quarteirão da Educação. A gestão petista colocou na rua chamamento público para atrair parceiros a fim de desenvolver o projeto arquitetônico do equipamento.

O edital prevê a contratação de empresa ou de profissionais autônomos para formular estudo preliminar de arquitetura do complexo, que é inspirado no Quarteirão da Saúde, último grande equipamento entregue por Filippi no último ano de sua terceira gestão (2005-2008) e inaugurado com pompas. O valor da cooperação é estimado em R$ 87,5 mil e, como contrapartida, o governo petista cederá ao parceiro o direito de batizar um dos espaços do equipamento.

Segundo o Paço, o formato da parceria foi escolhido por questões financeiras. De acordo com o edital, o governo petista pretende pleitear verbas externas para viabilizar o custeio das obras, orçadas em R$ 875 mil. “Em razão das dificuldades financeiras e orçamentárias atuais da administração, associadas ao impacto do enfrentamento da pandemia de Covid-19, buscamos, por meio deste chamamento, a possibilidade de uma parceria com o setor privado para alcançar com maior agilidade os estudos arquitetônicos preliminares e as estimativas de custos do projeto, instrumento imprescindível para pleitear diversas possíveis fontes os recursos necessários.”

Com área total estimada em 12,5 mil metros quadrados, o Quarteirão da Educação será um complexo que abrigará ensino, esporte e cultura. O conglomerado inclui a construção de salas de aula e demais estruturas para a educação infantil: berçários em tempo integral; creche (dois e três anos) em tempo integral; ensino fundamental regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O equipamento contará ainda com quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de biblioteca, salas de dança, oficinas de áudio visual, artes plásticas, humanidades, artesanato; teatro e cineteatro. É a primeira vez que o governo Filippi publica detalhes do projeto.

O Quarteirão da Educação o será erguido no bairro Promissão, em área que atualmente abriga três equipamentos: duas escolas municipais e um centro cultural. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;