Internacional Titulo
Operação contra a pedofilia na internet leva a prisões em 19 países
Da AFP
24/02/2006 | 18:19
Compartilhar notícia


Mais de 100 pessoas foram detidas em 19 países durante uma ampla operação contra a pedofilia na internet coordenada pela guarda civil espanhola, anunciou nesta sexta-feira o ministério do Interior. Cerca de 500 revistas levaram a 108 detenções e 23 convocações em 19 países, inclusive no Brasil (Espanha, Bélgica, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Lituânia, Polônia, Portugal, Grã-Bretanha, Estados UnidosIsrael, Argentina, Chile, Brasil, Venezuela, República Dominicana, Panamá e México), diz um comunicado do ministério.

Um porta-voz da guarda civil havia mencionado na quinta-feira a existência de uma ampla operação na Europa e na América Latina, sem especificar o número de detenções. Trinta e quatro pessoas foram detidas no Brasil, 24 na Espanha - entre elas uma mulher e um guarda civil -, 20 na França e 17 na Polônia.

Durante uma entrevista coletiva, o ministro espanhol do Interior, José Antonio Alonso, expressou sua firme determinação em continuar combatendo esse tipo de delito. "Os menores merecem toda a proteção que podemos lhes proporcionar", declarou.

Eurojust, a organização encarregada de coordenar a colaboração entre os ministérios públicos dos 25 países membros da União Européia, havia informado na quinta-feira que a investigação tinha sido conduzida com o software "Hispalis", que permite detectar os internautas que se conectam a sites de pornografia infantil com seus computadores pessoais.

Esse software "permite identificar os nomes e endereços das pessoas envolvidas em vários países", disse a organização judicial européia. "Essa operação demonstra claramente que é possível combate esse tipo de delito no mundo inteiro graças à coordenação dos corpos policiais e das autoridades judiciárias dos diversos países", concluiu Eurojust.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;