Cultura & Lazer Titulo
TVs mobilizam centenas para cobertura do Carnaval
Mariana Trigo
Da TV Press
24/02/2006 | 09:28
Compartilhar notícia


Pela primeira vez, a transmissão do Carnaval pela TV parece estar mais democrática. Para embalar a folia que se aproxima com a festa mais profana do país, a maioria das emissoras preparou estratégias para atrair a atenção do público. Mesmo assim, mais uma vez a Globo saiu na frente com a transmissão do valorizado Desfile das Escolas de Samba do Carnaval carioca, mas com poucas inovações. A Band, como de costume, continua se aperfeiçoando na transmissão da folia baiana, com a transmissão ao vivo do Carnaval de Salvador, que já virou especialidade da emissora. Mas este ano, o SBT, que nunca se interessou em cobrir o Carnaval, prepara um programa de duas horas comandado por Adriane Galisteu diretamente do badalado camarote da Brahma, no Rio. Já a Record parece ter tido a mesma idéia. Produziu um programa inspirado no Carnaval e no futebol, também transmitido do camarote da Brahma. "Também vamos cobrir com o jornalismo, registrando o Carnaval de rua de Recife, Salvador e Rio", adianta Douglas Tavolaro, diretor de jornalismo da Record.

Mas a megacobertura carnavalesca continua cada vez mais ritmada na telinha da Globo. Este ano, Aloísio Legey, diretor geral de transmissão do Carnaval, preparou algumas novidades. Entre elas, efeitos especiais, câmeras virtuais e a volta da câmera que fica no trilho em cima dos camarotes, a cable cam, que mostra a avenida de um canto ao outro.

A equipe de jornalismo da Globo também teve orientações diferentes para este Carnaval. Renato Ribeiro, diretor regional de jornalismo, vai colocar 66 profissionais na avenida, entre técnicos, produtores e repórteres, com o objetivo de mostrar curiosidades de cada escola antes dos desfiles, que terá o apresentador Márcio Gomes no comando das matérias de bastidores e a atriz Cláudia Rodrigues fazendo entrevistas bem-humoradas na Esquina do Samba. Já no estúdio em formato de aquário, os âncoras Maria Beltrão e Cléber Machado regem toda a transmissão.

Enquanto uns desfilam pela avenida no Rio e em São Paulo, em Salvador a folia acontece em ritmo de muito axé nos trios elétricos. E na exibição de toda a empolgação da Bahia, a Band está se tornando uma especialista neste 16º ano de transmissão do Carnaval baiano. A emissora mobilizará 300 profissionais para mostrar a maior festa de rua do mundo, com transmissão ao vivo de 40 horas.

A MTV é alternativa ao Carnaval. A data será marcada apenas por vinhetas da dupla Hermes e Renato, que parodia marchinhas de Carnaval. Toda a programação da MTV será substituída nos dias de Carnaval pelo programa Vídeos Top 400, que será transmitido até a meia-noite de terça-feira.

Programação

Nesta sexta-feira

RedeTV!

Início da tarde - Bastidores do Carnaval de Salvador com Tatiana Giordano, que rodará os camarotes baianos.

A partir das 21 h - Entrevistas e matérias nos bastidores do Carnaval de São Paulo, no sambódromo, comandadas por Léo Áquila, Jacaré e os repórteres da emissora

Band

A partir das 21 h - Começa a transmissão ao vivo do Carnaval de Salvador, que só termina na madrugada de quarta. Durante o dia será apresentado por Claudete Troiano. À noite será comandado por Otávio Mesquita. Sertão exibidas entrevistas no circuito Barra-Ondina com Otaviano Costa, Carla Perez, Mariana Ferrão, o cantor Netinho e a cantora Carla Cristina. Bárbara Koboldt mostra ao vivo o que acontece no camarote de Daniela Mercury até quarta.

Globo

Após Belíssima - Transmissão ao vivo das escolas do grupo especial do Carnaval de São Paulo, do sambódromo paulistano.

Neste sábado

Rede TV!

Início da tarde - Bastidores do Carnaval de Salvador com Tatiana Giordano, que rodará os camarotes baianos.

A partir das 21 h - Entrevistas e reportagens nos bastidores do Carnaval de São Paulo, no sambódromo, comandadas por Léo Áquila, Jacaré e os repórteres da emissora.

Record

15 h - Melhor do Brasil. Márcio Garcia faz um especial de Carnaval com passistas, desfiles de fantasias e jurados fantasiados.

Globo

Após Belíssima - Transmissão ao vivo das escolas do grupo especial do Carnaval de São Paulo, do sambódromo paulistano.

Domingo (dia 26)

Rede TV!

Início da tarde - Bastidores do Carnaval de Salvador com Tatiana Giordano

nos camarotes baianos.

A partir das 21 h - Entrevistas com Fernando Vanucci e Amaury Júnior nos bastidores do Carnaval do Rio.

Globo

Transmissão ao vivo das escolas do grupo especial do Carnaval do Rio, no sambódromo carioca.

SBT

22h às 2h - Adriane Galisteu faz entrevistas ao vivo com os convidados do camarote da Brahma, no sambódromo carioca.

Record

22h30 à 1h - Terceiro Tempo ao vivo, apresentado por Milton Neves do camarote da Brahma, no Rio.

Segunda (dia 27)

Rede TV!

Início da tarde - Bastidores do Carnaval de Salvador com

Tatiana Giordano nos

camarotes baianos.

A partir das 21 h - Entrevistas com Fernando Vanucci e Amaury Júnior nos bastidores do Carnaval do Rio.

Globo

Após Belíssima - Transmissão ao vivo das escolas do grupo especial do Carnaval do Rio, no sambódromo carioca.

SBT

22h às 2h - Adriane Galisteu faz entrevistas ao vivo com os convidados do camarote da Brahma, no Rio.

Record

22h30 à 1h - Terceiro Tempo ao vivo, apresentado por Milton Neves do camarote da Brahma, no Rio.

Terça (dia 28)

Rede TV!

Início da tarde - Bastidores do Carnaval de Salvador com Tatiana Giordano, que vai rodar os camarotes baianos.

A partir das 22h - Cobertura da entrada do Baile Gala Gay no Rio, com Monique Evans, Vesgo, de Rodrigo Scarpa, e Ceará, interpretado por Wellington Muniz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;