Memória Titulo
Notícias de Franca e a Sala Wanderley dos Santos

Hoje é o Dia do Sapateiro

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é o Dia do Sapateiro. De Franca, vem a foto da primeira indústria mecanizada de calçados da cidade, a Jaguar, inaugurada em 1921.

Quem envia a foto é Wanderley Donizete Pereira, do Arquivo Histórico Municipal Capitão Hipólito Antonio Pinheiro, que teve como coordenador o saudoso historiador Wanderley dos Santos, cuja pesquisa contemplou o nosso Grande ABC.

Franca é a Capital do Calçado, assim como São Bernardo é a Capital do Automóvel e Santo André, a Capital do Trabalho.

Graziela Alves Corrêa, diretora do Arquivo Histórico de Franca, também se comunica com Memória e envia uma segunda foto, simbolizando a Sala de Pesquisa Wanderley dos Santos. Uma justa homenagem da Municipalidade francana ao Wanderley.

Há mais notícias de Franca, que interessam a todos que curtem Memória. Mensalmente, o Arquivo local tem divulgado a série Memórias, com as efemérides do mês sempre ilustradas por uma imagem histórica da cidade. Ou seja: Franca divide com todos os seus guardados as suas relíquias.

Um outro projeto da Memória de Franca chama-se O Guardador de Memórias. Envolve diretamente o estudante local, estimulado a visitar o arquivo.

O Arquivo Histórico de Franca possui mais de 200 mil documentos, a partir do século 18. Está instalado no Colégio Champagnat. Guarda jornais, livros, inventários, processos criminais e trabalhistas. Contatos: www.franca.sp.gov.br ; pelo link serviços/informações/Arquivo Histórico. Telefone: (16) 3711-9207 ou (16) 3711-9215.

ALMANAQUE

Armando Ítalo Setti
Nascimento: São Bernardo, 25 de outubro de 1902.
Prefeito: 1930 a 1932
Partido: Democrático.
Vereador: 1936 e 1937.
Partido: Frente Única.
Falecimento: 4 de abril de 1968.

Milton Mendes
Nome: Milton Barbosa dos Santos Mendes
Nascimento: Três Fronteiras (SP), 25 de outubro de 1962.
Vereador: 1989 a 1992.
Partido: PDT.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 25 de outubro de 1979

Manchete - Congresso vota hoje nova política salarial; Arena ameaça com decurso de prazo; sindicalistas fazem pressão; MDB pedirá destaque para emenda

Rio Grande da Serra - Fundada a primeira Sociedade Amigos de Bairro da cidade, no Jardim Santa Tereza. Fernando Coelho dos Reis é o presidente.

Futebol - Ontem, no Estádio Bruno Daniel: Santo André 2, Barretos 0, pela fase semifinal da Divisão Intermediária.

Polícia - Trio assalta motéis no Grande ABC.

NEWS SELLER

O 10º Congresso
O segundo painel de 5 de novembro dentro do 10º Congresso de História do Grande ABC será coordenado pelo sociólogo Jorge Joaquim Magyar, do Serviço de Memória e Memória de São Bernardo, com os seguintes temas e expositores:

1 - História sobre trilhos, com Odair de Sá Garcia (orientador), Caroline Martins Alamino, Demócrito Nitão Júnior, Emerson dos Santos Queiroz, Fabio Luiz Cardoso, Marina Rosmaninho, Sebastiana Fontes e Soraia Oliveira Costa, todos da FSA (Fundação Santo André).

2 - As greves (1978-1980) e o Diário do Grande ABC, com Felipe Silva (FSA).

3 - O triênio grevista no Grande ABC: as reivindicações e as táticas operárias no período de 1978 a 1980, com Walmor Francisco Neto (FSA).

4 - Socorro vermelho: a trajetória da Ação Popular no Jardim Zaíra, em Mauá, com Marcia Regina da Silva; Maria Araújo dos Reis e José Roberto dos Reis, todos da UniABC.

5 - Trabalho Just in Time no Grande ABC, com Clarice Catenaci (FSA).

6 - Em busca da saúde mental: as lutas antimanicomiais e as experiências andreenses, com Gustavo Querodia Tarelow (UniABC). 

Domingo, 25 de outubro de 1959 - nº 77

Jogos Abertos - Santo André campeão em voleibol masculino; Piracicaba campeã de bola ao cesto.

SANTOS DO DIA

Antonio de Sant'Ana Galvão (Frei Galvão), Baltazar de Chiavari, Crispim e Crispiniano, Dario e Marcelino.
Crispim e Crispiniano eram irmãos e sapateiros. Por serem cristãos, foram martirizados no século terceiro em Soissons, França. São os padroeiros dos curtidores e sapateiros.

Frei Galvão (Guaratinguetá 1739 - São Paulo 1822). O primeiro santo brasileiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;