Memória Titulo Memória
Paranapiacaba em construção

O grito das mulheres e o carpinteiro que restaura a porta principal da igreja Senhor Bom Jesus

Por Ademir Medici
25/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Esta série, iniciada ontem aqui em Memória, deve-se à colaboração de Paulo Serra, o pai, amigo de longa data e colaborador da página Memória.
O cuidado com a conservação da igreja Senhor Bom Jesus, em Paranapiacaba, pode ser exemplificado na restauração da sua porta monumental, de onde se avista toda a vila ferroviária.
Deteriorava-se a porta. O madeiramento inferior apodrecia. Era preciso encontrar um profissional competente para consertá-la. Os primeiros orçamentos foram desanimadores. Custaria muito caro o conserto.
A solução foi encontrada em Paranapiacaba mesmo. O carpinteiro Edney Marcos da Cruz se propôs a realizar o serviço, desde que lhe fossem fornecidas as ferramentas adequadas. Nada cobraria.
Era preciso substituir algumas peças. A solução foi encontrada nas plataformas do locobreque. Pedaços de madeira ali mesmo à disposição, madeiras de lei, extraídas do próprio Alto da Serra.
A porta ficou nova, forte como sempre foi. Está na fase final de recuperação. A geometria antiga, preservada, para satisfação de todos, a começar por Edney, o carpinteiro Edney de Paranapiacaba.

As meninas nas alamedas da Vila

Elas são filhas de ferroviários. Joaquim Nilo, avô de Maria de Lourdes, trabalhava na conserva; o pai, maquinista; ela nascida em Paranapiacaba, a exemplo das colegas Sonia e Cleide, todas fiéis frequentadoras da igreja. Felizes com a reforma do templo, numa ação em que está envolvido um grande número de famílias que já nem moram neste distrito de Santo André.
– A gente tem história aqui – dizem estas valentes mulheres, em coro, felizes.
Elas organizam e participam de encontros regulares em Paranapiacaba, inclusive no campo de futebol, provavelmente o mais antigo do Brasil – e esta é outra particularidade da Paranapiacaba repleta de histórias.

A reforma da Igreja de Paranapiacaba
Inauguração: 16 de março, um sábado.
Programação: celebração de duas missas, às 11h e 16h, esta pelo bispo diocesano, dom Pedro Cipollini
Participação: Coral da OAB de Santo André

Interação com Facebook

‘Violência, as duas faces da moeda’

O fato se deu numa época em que os corações batiam forte, tangidos pela esperança.
Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 25 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sábado, 25 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6998

Manchete – Cacique ameaça guerra a Sarney; CPI ganha apoio
A ameaça contra o presidente da República deu-se no encerramento do I Encontro das Nações Indígenas do Xingu. O governo insistia em construir hidrelétricas em rios da Amazônia.
Em Brasília, o senador Jarbas Passarinho propunha a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito para apurar o desmatamento da floresta e as pressões internacionais sobre a região amazônica.
Imprensa – 1 – O Diário do Grande ABC inaugura uma nova seção, 24 Horas, meia página de utilidade pública com telefones e endereços de unidades de saúde, horários de ônibus e trens etc. E anuncia, para estreia no dia seguinte, as colunas Cena Política e SOS Bairros, mantidas até hoje.
Imprensa – 2 – O Jornal da Tarde, do Grupo Estado, publicava anúncio no Diário informando que lançaria o Suplemento Especial ABC, com notícias da região, a partir de 27 de fevereiro.

Em 25 de fevereiro de...

1919 – Há dias se acha enfermo em Santo André o negociante Luiz Martinelli.
Nota – A família Martinelli atuava no ramo de açougues. Criaria, na sequência, o Matadouro Martinelli, anos depois absorvido pela Swift.
Com boas notas, foi aprovado nas matérias da 4ª série da escola de medicina, em São Paulo, Sylvio Franco, filho do professor José Augusto Leite Franco.
Do noticiário do Estadão: a chegada do presidente Wilson aos Estados Unidos; prisão de anarquistas em Nova York e Boston.
Carnaval 1919 – Para os três dias, aluga-se elegante voiturette (minicarro) particular com quatro lugares. Oferta com proposta em carta na redação do Estadão, aos cuidados de C. M.
1989 – O cantor Taiguara faz o show de encerramento da semana de abertura da Escola Constantino Castellani, em Santo André.

Santos do Dia
Sebastião de Aparício
Cesário de Nazianzo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;