Palavra do Leitor Titulo
Governos de coalizão geram colisão

Os atuais modelos de governo vistos hoje no Brasil mostram a fragilidade do governante

Por Dgabc
09/02/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Os atuais modelos de governo vistos hoje no Brasil mostram a fragilidade do governante, ou do ainda postulante ao cargo que, preso a uma complexa teia de acordos políticos e a um emaranhado de partidos sem homogeneidade ideologica, se vê cada vez mais distante da população, sem conseguir chegar até ela através de seus méritos.

Sou entusiasta do modelo de política constitucionalista onde "todo o poder emana do povo" e que reflete exatamente minha crença de que o aspirante a qualquer cargo público antes de fazer acordos com a classe política tem que estar em sintonia com os anseios da população que irá representar.

Por outro lado, sei que sozinho ou com um grupo menor é muito mais difícil criar a ressonância de nossos propósitos e também a defesa de nossos ideais, mas volto a exaltar o poder que emana do povo, pois quando estamos em sintonia com ele nossas idéias são compreendidas, representadas, ecoadas e propagadas, e muito mais importante do que isto tudo, defendidas pela população que passa também a acreditar que este é o melhor caminho para resolver os problemas da cidade, do Estado e do País.

É por isso que critico os atuais modelos de compartilhamento do poder, de "loteamento político", que tanto comprometem a forma de governar e ofuscam os ideais coletivos pelos quais lutamos. Esse tal modelo de coalizão criado pelos últimos governos se mostra cada dia mais ineficaz e, de uma forma nefasta, destrói a esperança do povo que elege seus representantes para que eles respondam pelos seus atos e de seu governo, sem se esquecer dos compromissos morais e éticos que juraram ao povo antes de serem eleitos, o que infelizmente vem acontecendo quando surgem os problemas e, em nome dessa tal ‘governabilidade' ou do tal compromisso de ‘coalizão', rasga-se o plano de governo e se esquece do que foi dito. Esta é a grande ‘colisão' dos interesses públicos!

Desta forma, acredito que somente o projeto de governo genuíno e amplamente debatido com a população, que conduziu a pessoa pública ao poder, é o projeto que vale para o povo, que não pode ser mais obrigado a assistir a descaracterização dele e engolir goela abaixo os acordos subterrâneos da política, quando sua grande ‘arma', que é o voto, só poderá ser usada de novo após quatro anos.

Vanessa Damo (PMDB-Mauá) é deputada estadual.

Palavra do leitor

Cavalos
Imprensa verdadeiramente atuante é aquela que faz as coisas acontecer. É gratificante saber que, graças à denúncia deste Diário, o caso dos cavalos maltratados na Estrada Velha de Santos teve final feliz. Pena que o jornal não tenha publicado a foto do proprietário, que, pelos antecedentes divulgados na reportagem, não deveria estar solto por aí. Risível, entretanto, é a justificativa do advogado dele, quando afirmou que seu cliente ‘ama esses animais' (cuja magreza e tristeza são evidentes nas fotos); demonstra estar com sérios problemas de visão ou com a capacidade de julgamento completamente embotada. Parabéns, Diário!
Mauro Martinelli
São Bernardo

Metrô e CPTM
Ao ler neste Diário a notícia de reajuste para R$ 3 da passagem do Metrô e da CPTM me senti afrontado (Setecidades, dia 4). Essas duas empresas não estão cumprindo seu papel social de transportar os usuários com qualidade. Seus presidentes deveriam é ter vergonha antes de anunciar esse aumento, que seja de R$ 0,01! Pelos serviços mal prestados deveriam reduzir os preços, isso sim. Sugiro que os usuários boicotem os trens e o Metrô por alguns dias, aí quero ver se não acaba a baldeação da CPTM e o Metrô não circula com mais eficiência. Volto a dizer: a CPTM ainda não sabe o que quer transportar, minério de ferro, bobinas de aço, fertilizantes ou pessoas. Isso é uma vergonha! São Paulo, Estado de poucos!
Ailton Gomes
Ribeirão Pires

Pela metade
Sou morador de bairro nobre de São Bernardo localizado na Chácara Inglesa, local onde o prefeito Marinho está fazendo diversas melhorias. Poderia até bater palmas e agradecer ao prefeito, mas não posso agradecer trabalho executado pela metade. Na Rua Romeu Mantovani, 139, tem enorme buraco que já faz um ano que está vazando água e ninguém toma atitude para solucionar o problema. A Sabesp informou que a responsabilidade é única e exclusiva da Prefeitura. Senhor prefeito, peço encarecidamente a gentileza de tomar a frente dessa situação e acabar com esse jogo de empurra. Espero poder em curto espaço de tempo fazer o que não fiz na inauguração da Praça na Chácara Inglesa, agradecer e bater palma totalmente satisfeito.
Eduardo Santana
São Bernardo

Alça de acesso
Gostaria de parabenizar o departamento de trânsito de São Bernardo que, após muitos anos, finalmente decidiu reabrir a alça de acesso para a Avenida Lions na Avenida Caminho do Mar, sentido bairro Paulicéia, Diadema, São Paulo, Santos. Entretanto, o tempo de fechamento do farol na Rua Marechal Badoglio com a Caminho do Mar aumentou drasticamente, o que elevou e muito o trânsito no local, pois todo o tráfego que vem da Rodovia Anchieta, Corredor ABD, Paulicéia, entre outros, passa por ali, o que tem causado acúmulo excessivo de veículos no local. Aproveito para pedir que seja revista essa medida.
Andréa Ferrari
São Bernardo

Desabamento
Ninguém sabe se havia sobrepeso na laje do prédio que desabou em São Bernardo. Engraçado é que ninguém perguntou para o síndico se havia algo pesado na primeira laje. Ele é a pessoa adequada para saber se havia alguma caixa-d'água ou construção irregular. Na minha opinião, algo de pesado desceu lá de cima. E foi da laje. Ou será que algo caiu do céu?
José Cardoso da Silva Filho
Rio Grande da Serra




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;