Memória Titulo Memória
Santo André em festa. E os saltos históricos
Ademir Medici
08/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Neste dia 8 de abril, mais um aniversário oficial de Santo André. Tempo de reviver a data pela primeira vez noticiada aqui em Memória, 30 anos atrás, em 1988. Escrevíamos: 8 de abril de 1553. Surge a Vila de Santo André da Borda do Campo. Que desaparece em 1560. Sete anos foi o que bastou. E a história perpetuou a vila pioneira, chamando-a de terra mãe dos paulistas.

- João Ramalho virou herói. Idem o sogro Tibiriçá e a mulher Bartira. E a cidade dormiu três séculos, para usar o belo título da obra de Octaviano Gaiarsa, o historiador andreense.
- Onde ficava a vila? Nada do que está publicado prova com exatidão este espaço. São Bernardo? Santo André? Ribeirão Pires? O historiador Wanderley dos Santos, da Cúria Metropolitana de São Paulo, está terminando livro com novas luzes sobre o assunto. Ele garante: a vila de Ramalho ficava mesmo na aniversariante Santo André.
- Mas no 4º Centenário de Santo André (1553-1953) a cidade quis homenagear Ramalho. Chegou a instituir concurso de projetos para a construção de um monumento ao português famoso. Surgiram os concorrentes. No fim a cidade não precisou escolher e pagar (premiar) o vencedor. A colônia portuguesa resolveu dar a Santo André o monumento a Ramalho, que ficou bem no centro da Praça 4º Centenário.
- A Comissão Executiva do Monumento de João Ramalho esteve assim formada: engenheiro Hugo de Macedo, presidente; Manoel Pedro Júnior, de Mauá, primeiro vice-presidente; Francisco Braz, segundo vice-presidente; José Ferreira dos Santos, primeiro secretário; Mário dos Santos Simões, segundo secretário; Manuel dos Santos Simões, primeiro tesoureiro; Manuel Gomes Cardoso, segundo tesoureiro; Mario de Freitas e Avelino Correia, conselheiros.

30 ANOS DEPOIS...
- Neste ano de 2018, o livro de Wanderley dos Santos, lançado em 1992, é clássico: Antecedentes Históricos do ABC Paulista.
- O monumento a João Ramalho rodou por vários locais da Praça 4º Centenário, e permanece num ponto da mesma.
- O 8 de abril permanece oficial e na memória afetiva, como demonstra a crônica do andreense Roberto da Silva, hoje vivendo na cidade paulista de Ipeúna e que o infografista Agostinho Fratini emoldura em pergaminho.

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 8 de abril de 1988 – ano 30, edição 6720
Manchete – Governo divulga pacote de sete medidas econômicas e começa a demitir grevistas do Banco Central
Entre as medidas estava a extinção do sistema de cálculo do adicional por tempo de serviço aos magistrados.
Santo André – No aniversário, o município vive o drama da metamorfose urbana.
Editorial – Santo André: é preciso despertar sua gente
Homenagem – B e C que nos desculpem, mas hoje é dia do A. Parabéns, Santo André. Alcan.

Em 8 de abril de...
1918 – O presidente do Estado e o secretário da Fazenda viajam para Santos em visita aos armazéns que estão sendo preparados para depósito do café adquirido pelo governo. Regressam à tarde para São Paulo.
Nota – Altino Arantes, o presidente (hoje seria governador do Estado) e José Cardoso de Almeida, secretário da Fazenda, provavelmente seguiram pelo Caminho do Mar, cortando a Vila de São Bernardo, pela Rua Marechal Deodoro.
O Caminho do Mar estava sendo reformado pelo delegado de polícia Arthur Rudge Ramos.
- A guerra. Do noticiário do Estadão: na Alemanha, manifestações a favor da paz.
1968 – Santo André abre o 1º Salão de Arte Contemporânea.
- Santo André FC, antecessor do EC Santo André, faz o seu primeiro jogo oficial. Recebe, no Estádio Américo Guazzelli, o Santos. Pelé, que não jogou – apenas assistiu ao jogo –, retornava ao campo onde havia marcado o seu primeiro gol como jogador profissional em 7 de setembro de 1956.

Santos do dia
- Júlia Billiart (1751-1816) fundou a Congregação das irmãs de Nossa Senhora de Namur.
- Edésio n Máxima
- Valter de Pontoise

Hoje
- Dia da Natação

Municípios paulistas
- Santo André. São duas cidades e duas histórias. O município atual nasce como uma estação ferroviária, inaugurada em 16 de fevereiro de 1867.
- Amparo. Capela de Nossa Senhora do Amparo é oficializada em 8 de abril de 1829. O município surge em 1857, separando-se de Bragança Paulista.

Municípios brasileiros
Também celebram aniversários em 8 de abril:
- No Mato Grosso, Cuiabá, Capital do Estado, fundada em 1727.
- Na Bahia, Caém.
- No Maranhão, Coroatá.
- No Rio Grande do Sul, Gravataí e Quaraí.
- No Mato Grosso do Sul, Iguatemi e Nioaque .
- No Pará, Santa Cruz do Arari
- Em Pernambuco, Timbaúba.
Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;