Política Titulo Reviravolta
Com Doria, Haddad volta a cogitar Estado

Ex-prefeito de São Paulo considera ser candidato ao governo estadual para rivalizar com tucano

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
15/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A confirmação da pré-candidatura do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), para disputa das prévias do tucanato na escolha do nome que concorrerá ao governo do Estado fez aflorar o desejo do ex-prefeito da Capital Fernando Haddad (PT) em concorrer ao posto máximo do Palácio dos Bandeirantes.

O Diário apurou que Haddad, antes relutante em assumir a candidatura petista à sucessão de Geraldo Alckmin (PSDB), mostrou disposição em ter uma revanche contra Doria. Em 2016, quando buscava a reeleição à prefeitura de São Paulo, o petista foi superado pelo tucano ainda no primeiro turno.

O problema é que o processo de escolha do candidato petista está em curso e dois nomes estão no páreo: o ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá e o ex-prefeito de São Bernardo e atual presidente do PT estadual, Luiz Marinho. Pietá já declarou ao Diário que abriria mão de sua pré-candidatura caso Haddad queira ser postulante ao Estado. Marinho, por sua vez, mostra contrariedade com o processo de prévias desde que Pietá anunciou seu projeto interno.

Doria assinou na segunda-feira carta de intenções em disputar as prévias tucanas. Desde então, Haddad utiliza as redes sociais para questionar a atuação do adversário. Lembrou que o tucano havia se comprometido a cumprir os quatro anos na prefeitura. Também divulgou vídeo de funcionários do governo paulistano jogando água em moradores de rua na região da Cracolândia.

No PT, o nome de Haddad sempre esteve à frente do de Marinho na lista da preferência da militância. Mas o ex-prefeito de São Bernardo, se escorando na amizade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se impôs internamente. Entretanto, as pesquisas de intenções de voto colocam Marinho muito longe de Doria em qualquer cenário estimulado.

E, entre dirigentes do PT pelo Interior, por onde o atual presidente do diretório estadual passou pelos últimos meses, ficou a impressão que a candidatura de Marinho dificilmente traria impulso à chapa de candidatos a deputado estadual, algo mais palatável com Haddad na cabeça do projeto petista.

Por enquanto está marcado para o dia 24 o encontro de delegados do PT para escolha do candidato ao governo do Estado e Marinho é favorito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;