Setecidades Titulo Saúde
S.Bernardo confirma primeiro paciente com febre amarela
Por Juliana Stern
Especial para o Diário
02/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Com índice de vacinação contra a febre amarela abaixo do esperado, a Prefeitura de São Bernardo confirmou, ontem, o primeiro caso da doença no município – é o segundo da região, tendo em vista que morador de Ribeirão Pires também foi acometido pelo mal. Conforme a administração, trata-se de homem de 33 anos, que foi internado no mês passado no Hospital Assunção. Seu quadro de saúde é estável e ele já recebeu alta.

De acordo com o Paço de São Bernardo, o morador contraiu a doença durante viagem a Mairiporã, na Região Metropolitana, em dezembro. A cidade já contabiliza 23 mortes e 77 casos suspeitos.

Chama atenção o fato de o morador ter se imunizado contra a doença, no entanto, não respeitou o período de dez dias necessários, após a vacinação, para produção de anticorpos antes de viajar. Por meio da Vigilância à Saúde, a Prefeitura realizou bloqueio no entorno da casa da vítima, além de orientação por todo o bairro e busca por potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença.

O caso era um dos oito suspeitos que estavam sendo investigados na cidade e foi confirmado por meio de análise realizada no Instituto Adolfo Lutz. Os demais foram descartados.

Até o momento, o município vem observando baixa adesão à campanha de imunização contra doença, iniciada no dia 25. Apenas 14% da meta, que é proteger 707 mil pessoas até o dia 17, compareceram às UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Por isso, a administração anunciou, na terça-feira, a suspensão do início das aulas em duas semanas – começarão no dia 19. Todas as 102 unidades de ensino da cidade serão transformadas em postos de vacinação entre os dias 5 e 9, entre 9h e 16h.

DIA NACIONAL

O primeiro ‘Dia D’ de mobilização para vacinar a comunidade contra a febre amarela nas sete cidades será realizado amanhã, das 8h às 17h. Em São Bernardo, os postos de Saúde também funcionarão no domingo, apenas para a aplicação de doses contra a doença.

A outra vítima de febre amarela na região, morador de Ribeirão Pires, 35 anos, segue internada. Ela também contraiu o problema em Mairiporã.

 

 Ministério da Saúde diz que imunização deve ser feita dez dias antes da viagem

(Da Abr)

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a febre amarela deve ser aplicada pelo menos dez dias antes de qualquer viagem para locais do País onde há recomendação de imunização.

“Para garantir a proteção, a dose deve ser aplicada com pelo menos dez dias de antecedência à viagem, tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença”, informou o ministério por meio de nota.

Dessa forma, o prazo para moradores da região que desejam viajar no Carnaval para áreas de risco foi expirado no início da semana. Ao todo, 20 Estados e o Distrito Federal fazem parte da chamada área com recomendação de vacinação.

A orientação do governo federal é válida para pessoas que nunca se vacinaram. Quem já tiver recebido uma dose ao longo da vida não precisa procurar novamente os postos de Saúde.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;