Cultura & Lazer Titulo
Quatro vezes fotografia
Luciane Mediato
Do Diário do Grande ABC
01/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Em uma mistura da simplicidade dos cortadores de cana-de-açúcar em Pernambuco, do estilo de vida do interior do Brasil, das características dos povos de 40 países e das luzes de Natal em São Paulo, é aberta hoje a temporada de fotografia nos Sesis do Grande ABC. As exposições ficam em cartaz até dia 15, das 9h às 21h (2ª a 6ª) e das 9h às 17h (sáb., dom. e feriados). A entrada é franca.

O fio que conecta a temática de cada mostra é a promoção de reflexões sobre o cotidiano e as belezas dos locais em que vivemos e por onde passamos. Cada exposição conta com 16 a 30 fotos que trazem ao espectador um mundo de diversidade cultural imenso.

Sesi Diadema
Avenida Porto Príncipe, 117. Tel.: 4091-0883.
A mostra "Flâneur da Babilônia", de Renan Rosa, é composta por imagens que retratam o invisível social, resultado de mais de dez anos de viagens. "Procuro ir a locais com ancestralidade forte, onde cada indivíduo expressa a história de seu povo em olhares e gestos", ressalta Rosa, que passou por Grécia e países do Oriente Médio.

Sesi Mauá
Avenida Presidente Castelo Branco, 237. Tel.: 4514-2555.
O fotógrafo Cristian Ferrari produziu durante cinco anos em viagens pelo Brasil a mostra "Interior em P&B" "Fui em busca de lugares desconhecidos em um País de dimensões continentais, e registrei personagens típicos de cada região", declara Ferrari.

Sesi Santo André
Praça Doutor Armando Arruda Pereira, 100. Tel.: 4997-1333.
Com imagens inspiradas no estilo de Sebastião Salgado, o fotógrafo e ex-cortador de cana José Antonio da Silva, da exposição "Suor", traz para o público a realidade do boia-fria. Não a face de sofrimento, mas a do trabalhador que cuida da matéria-prima para o açúcar e até alguns combustíveis. "Quero mostrar a alegria destas pessoas que está na simplicidade da vida. Na cidade você tem tudo e não consegue ser feliz", diz Silva.

Sesi São Caetano
Rua Santo André, 810. Tel.: 4238-1400.
A exposição "Luzes de São Paulo" mostra que a Capital virou referência em iluminação da época das festas. Para o fotógrafo Valdir Lopes, a cidade se transforma no fim de ano. "A magia toma conta das pessoas e as reações de alegria surgem a cada momento por conta das decorações", afirma Lopes.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;