Setecidades Titulo
Cofap foi multada 4 vezes antes de contaminação em Mauá
Por Do Diário OnLine
21/08/2001 | 08:55
Compartilhar notícia


A Cetesb já havia multado a Cofap quatro vezes e a advertido outras cinco por causa de poluição com resíduos sólidos antes do episódio da contaminação do terreno onde foi construído o Residencial Barão de Mauá.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, ainda nos últimos 15 anos, a empresa também já havia recebido seis advertências e uma multa por poluição do ar.

Apesar do retrospecto, a Cofap vendeu, em 1993, com o aval de vários órgãos estaduais e municipais, inclusive a Cetesb, o terreno em Mauá para que a construtora Soma erguesse um condomínio residencial no local.

Ainda segundo o jornal, a Cetesb não informou como avalizou a obra, apesar das denúncias de irregularidades contra a Cofap. A empresa alega, de acordo com a assessoria, que um levantamento mais detalhado do caso está sendo elaborado.

O Estado deixa sob responsabilidade das empresas poluidoras o controle do lixo que produzem, de acordo com uma lei de 1976. Assim, elas devem informar a Cetesb sobre a quantidade de resíduos produzidos e seu destino. A criação da lei se deve ao fato de o órgão não ter funcionários suficientes para fiscalizar todas as empresas do Estado.

A Cetesb, por sua vez, tem como função acompanhar o Certificado de Aprovação e Destinação de Resíduos Industriais (Cadri), documento em que a empresa informa quanto lixo produziu e onde foi depositado.

No solo do Residencial de Mauá, foi detectada a presença de 44 substâncias tóxicas, entre elas o benzeno, que é cancerígeno. O terreno, que pertencia à Cofap, era usado clandestinamente como lixão industrial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;