Esportes Titulo
COI deve investigar casos de doping em atletas dos EUA
Da AFP
28/08/2003 | 08:56
Compartilhar notícia


A Agência Mundial Antidoping (AMA) pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que investigue os atletas norte-americanos que ganharam a medalha de ouro no revezamento 4x100m nas Olimpíadas de Sydney-2000. O pedido aconteceu após o jornal Los Angeles Times informar que o americano Jerome Young disputou a prova mesmo tendo sido pego em um exame antidoping no ano anterior. A prata ficou com o Brasil.

Este não é o primeiro caso envolvendo fraudes na Federação Americana de Atletismo (USATF). Nos últimos meses vários casos semelhantes de dopings acobertados pelos dirigentes tornaram-se públicos.

Segundo o Los Angeles Times, um exame antidoping realizado em Jerome Young em 1999 apontou a presença de esteróides, mas o atleta foi autorizado a correr o revezamento 4x100m em Sydney após apelar à USATF.

“É preciso que o COI esclareça este caso e tome as medidas apropriadas”, disse Dick Pound, dirigente máximo da AMA, em carta enviada a Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional. A USATF não comunicou o caso à Federação Internacional de Atletismo (IAAF), o que contraria as regras do esporte.

Young não participou da final olímpica, mas correu as séries de classificação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;