Internacional Titulo
EUA querem evitar explosão de violência na Caxemira
Das Agências
31/10/2001 | 00:14
Compartilhar notícia


“A Índia e o Paquistão devem tentar evitar a explosão da violência na região da Caxemira, num momento em que os EUA lhes pedem que se concentrem na campanha contra o terrorismo”, afirmou nesta terça-feira o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell.

Poweel, que esteve nesses dois países no início de outubro para defender a posição de Washington, reconheceu que a situação da Caxemira continua preocupante.

"Não é o momento para uma explosão ou uma troca de hostilidades que possam levar a uma escalada", disse o secretário. Ele contou ainda que o primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee, aparentemente reconheceu a pertinência da posição norte-americana.

Powell disse que seus esforços na região foram bem-sucedidos apesar de uma ou outra tensão isolada. "Esperamos que a situação permaneça calma, e que não se registre mais uma escalada, particularmente porque o premiê (indiano) e o presidente paquistanês (Pervez Musharraf) virão na próxima semana (aos EUA) para se reunir com o presidente Bush”, disse.

Os últimos confrontos na Caxemira indiana deixaram oito mortos, dentre eles cincos rebeldes islamitas, informou a polícia indiana na terça-feira.

Uma rebelião muçulmana na região em conflito, sob o controle da Índia, deixou um total de 35.000 mortos desde 1989.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;