Internacional Titulo
Petróleo deve beneficiar iraquianos, diz Blair
Do Diário OnLine
21/03/2003 | 09:12
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, disse nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, que um dos objetivos da operação anglo-americana no Iraque é preservar os poços de petróleo do país e garantir que eles beneficiem a população iraquiana. “Nossas forças protegerão os poços de petróleo para evitar desastres ambientais (queimas)... Concentraremos nossos esforços na reconstrução do Iraque pós-Saddam e queremos garantir que o petróleo beneficie a população iraquiana.”

Segundo Blair, a ofensiva militar no Iraque “está indo bem” e continuará no mesmo rumo, mas alertou para que não se espere uma vitória da noite para o dia. “Espero que o povo iraquiano perceba que é vítima de Saddam Hussein e vem sendo aterrorizado desde a década de 70. Queremos o maior número de baixas possíveis no conflito.”

Sobre a divisão na Europa quanto à guerra, o premiê afirmou que embora haja essa divergência, todos os países da comunidade européia concordam com a importância de reconstrução do Iraque. “Apesar de qualquer diferença, temos a visão do importante papel da Europa na reconstrução humanitária do Iraque dos estragos provocados pelo regime de Saddam.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;