Setecidades Titulo
Desafio de Redação vai retratar a amizade
Lola Nicolas
Do Diário do Grande ABC
29/07/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


As férias estão terminando. É hora de reorganizar o material escolar, deixar a mochila e o uniforme prontos e iniciar a contagem regressiva de volta às aulas. Mas o retorno, assim como no ano passado, será interessante e desafiador. Vem aí a 2ª edição do Desafio de Redação, promoção conjunta do Diário e USCS (Universidade de São Caetano, ex-Imes).

No ano passado a proposta dos organizadores girou em torno de políticas de ações públicas, propondo aos estudantes das escolas públicas e privadas do Grande ABC que escrevessem uma redação sobre o tema Minha Cidade no Amanhã. Foram perto de 95 mil textos que se transformaram em importante material de pesquisa. Afinal, neles estão perpetuados visão, opinião, crítica, desejo e propostas de jovens, futuros formadores de opinião das sete cidades.

Desta vez, o Desafio de Redação propõe um assunto que diverge sobre socialização e interação: amizade. Aos participantes do Ensino Fundamental, a proposta é que viajem sobre o tema Amizade.Com; aos estudantes do Ensino Médio, Amizade na Rua.

O objetivo de ambas é provocar a reação dos alunos em uma época em que o ser humano dá sinais de distanciamento social, seja por segurança, isolamento opcional, timidez e comportamento introspectivo. Se a maior e melhor qualidade das pessoas é viver e conviver em sociedade, falar (e no caso do Desafio de Redação, escrever) sobre amizade torna-se um exercício fabuloso.

Rio Grande
O 2º Desafio de Redação terá início na segunda semana de agosto, com a aplicação do teste nas escolas de Rio Grande da Serra. Assim como em 2007, a 2ª edição reunirá estudantes da 5ª a 9ª séries do Ensino Fundamental, de 1ª a 3ª séries do ensino Médio, além de alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e Telesala. A redação deverá ter mínimo de 20 linhas e máximo de 30.

Os textos serão corrigidos e avaliados por uma comissão formada por universitários e professores da USCS e graduados convidados, obedecendo aos critérios de coerência com o tema proposto, criatividade, coerência gramatical, legibilidade e obediência ao número de linhas.

No ano passado, a grande vencedora foi Ágata Cruz Cardoso, 18 anos. Como prêmio, ganhou uma bolsa de estudos integral na USCS, onde desde o início do ano cursa Farmácia. Em 2007, ela fazia o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Terezinha Sartori, em Mauá, quando a equipe do Diário/ USCS anunciou a realização do concurso. A hoje universitária, que sempre gostou de escrever, não vacilou: concorreu e tornou-se a campeã geral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;