Cultura & Lazer Titulo Afro Retratos
Exposição retrata mulheres de diferentes culturas

Mostra faz parte de projeto itinerante do Sesi-SP e fica em São Caetano até dia 27

Vanessa Soares Oliveira
14/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Artistas são plurais. Diversas culturas, memórias, preferências, experiências e gostos se juntam para formar o todo. Inspirada por essa diversidade, Renata Felinto traduziu em arte sua própria essência para criar a série Afro Retratos, em exposição no Sesi São Caetano até dia 27, das 8h às 20h, como parte do projeto Exposições Itinerantes. A visitação é gratuita.

“A mostra é composta por autorretratos. Como mulher negra, sempre pensei na questão da cultura afro-brasileira, o samba, o maracatu, a capoeira, a feijoada e o que havia em mim que era proveniente dessa cultura, mas não tinha uma relação estreita com nada disso aparentemente. Gosto de comer macarrão, falo espanhol e inglês, adoro sushi e Pizzicato Five (banda japonesa pop). Assim, concluí que não existem negros puros, mesmo que algumas pessoas me cobrem por saber e ensinar sobre minhas culturas ancestrais. Dessa forma, Afro Retratos traduz a minha globalizacão”, explica a artista.

Os quadros retratam mulheres provenientes de diversas culturas, mas todas afro representadas pelo desenvolvimento desses trabalhos. “São meninas de periferias com seus estilos variados, as yabas (orixás femininas) que voam em mim a partir de seus atributos, as várias práticas culturais de diferentes nacionalidades que exerço nos meus dias”, conta.

Formada em Artes Visuais pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Renata trabalha em museus e espaços culturais há 11 anos, mas o gosto pela arte surgiu muito antes. “Desde criança sempre tive interesse por imagens. Me lembro do meu pai e de sua coleção de LPs com capas incríveis feitas por artistas renomados. As cores, as fotografias, as combinações, tudo me chamava a atenção”, relembra.

Afro Retratos – Exposição. Sesi São Caetano – Rua Santo André, 810. Tel.: 4238-1400. De segunda a sexta, das 8h às 20h; aos sábados, das 9h às 15h. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;