Setecidades Titulo Santo André
Alunos fazem mobilização contra o Aedes em parque

Chácara Pignatari recebe atividade de
estudantes do Centro Educacional Paineira

Por Leonardo Santos
especial para o Diário
20/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC:


No Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika Vírus, escolas de todo País realizaram atividades de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti, responsável também pela transmissão da dengue e da febre chikungunya. Em Santo André, alunos do Centro Educacional Paineira, no bairro Camilópolis, estiveram na manhã de ontem no Parque Chácara Pignatari e, além de vistoriar a área, distribuíram panfletos e explicaram aos visitantes os perigosos das doenças e os cuidados para evitar focos do mosquito.

A ação contou com 50 estudantes – um deles fantasiado de Aedes aegypti – e três responsáveis. Para o professor Eduardo Ozio, 44 anos, os jovens sabem se comunicar com todas as idades. “Temos alunos do 9º ano (do Ensino Fundamental) e do Ensino Médio. É bom vê-los discutindo assunto tão sério, pois afeta a todos.”

A estudante Stephany Cayres, 17, garante que toma os cuidados em casa. “É importante em tempos de chuva. Qualquer vestígio de água parada é suficiente para se preocupar. É bom saber que estamos ajudando e ensinando as pessoas.”

Quando a dengue contaminou uma amiga de sua avó, Caique Lopes, 17, percebeu que as consequências da doença podem ser graves. “Foi um choque. Depois disso percebi que não era algo simples, que se resolvia com repouso. Conscientizar é bom. Ainda mais na região, que teve muitos casos.”

A dona de casa Salete Oliveira, 51, caminha todos os dias no parque. “Quando chove, o lugar fica cheio de poças, principalmente no playground das crianças.”

A Prefeitura informou que o parque é classificado como imóvel especial pelo Programa de Combate ao Aedes, ou seja, são realizadas vistorias constantes no espaço público por conta de suas características – ocos das árvores e existência de vegetação, entre elas, bromélias, que possibilitam o acúmulo de água.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;