Internacional Titulo
Correspondente americano é expulso do Iraque pelos EUA
Por Da AFP
29/03/2003 | 00:31
Compartilhar notícia


Um jornalista americano foi expulso do Iraque pelas forças de seu país, acusado de ter colocado em risco uma unidade militar com uma reportagem bastante precisa sobre a localização das forças, anunciaram nesta sexta-feira o Pentágono e o jornal Christian Science Monitor.

Phil Smucker, um americano que vive no Cairo, estava trabalhando no sul do Iraque como correspondente do Science Monitor, veículo com sede em Boston, e do londrino Daily Telegraph. Ele foi expulso depois de dar uma entrevista à rede CNN.

Um comandante dos marines avaliou que Smucker "ameaçou a segurança de uma unidade" durante a entrevista, segundo informações repassadas pelo porta-voz do Pentágono, comandante Tim Blair.

Smucker foi levado na quinta-feira para o Kuwait. Ele integrava o grupo de jornalistas que não estão incorporados formalmente às unidades americanas e britânicas.

Como parte de uma política de abertura à cobertura jornalística, o Pentágono autorizou 600 correspondentes a viajarem com as unidades militares para o Iraque. Fora de suas reportagens, estes jornalistas se comprometeram a cumprir certas regras, como não informar com muita precisão a localização das tropas, para não colocar em risco as operações militares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;