Setecidades Titulo
Vila Nogueira canta sua história no Carnaval
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
08/02/2006 | 08:22
Compartilhar notícia


O que é que a nogueira tem? Essa é a pergunta que a Unidos da Vila Nogueira irá responder na avenida Ulisses Guimarães, durante o desfile das escolas de samba de Diadema. Para desenvolver o enredo, a comissão de Carnaval da agremiação trocou o barracão pela biblioteca. Um historiador foi convocado para auxiliar na pesquisa sobre a origem do bairro, fundado pelo poeta Horácio Messias Nogueira às margens da avenida Piraporinha.

O resultado do trabalho será apresentado em cada uma das dez alas da escola. Os blocos retrararão alguns dos principais versos de Nogueira e ilustrarão a trajetória do poeta que, antes de se dedicar às letras, também foi marceneiro. O samba-enredo da escola também viaja por outros ares. Passa pelo cotidiano do bairro e discute a importância da nogueira, árvore asiática de grande valor comercial, que leva o mesmo nome do bairro.

A escola, que já levou para casa dois títulos do grupo especial – em 1999 e 2000 –, quer conquistar o tricampeonato neste ano. Para isso, esconde algumas cartas na manga. Uma delas é o cantor que irá interpretar o samba da Vila Nogueira. “É um nome de São Paulo, que vai surpreender muita gente”, afirma Murilo Alfredo do Nascimento Aguiar, filho do vice-presidente da agremiação, Edson Aguiar. Murilo diz que o nome do intérprete só será revelado na avenida.

Outra novidade que a escola de Vila Nogueira irá levar para a avenida no Carnaval 2006 é a ala da velha guarda. O bloco, que já é tradicional em grandes escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, é raro entre as agremiações do Grande ABC.

Quem quiser entrar no clima do Carnaval da Unidos do Vila Nogueira pode dar uma espiada no ensaio da escola, de sexta-feira a domingo, na praça Horácio Messias Nogueira.
A escola será a penúltima a entrar na avenida no sábado de Carnaval, dia do desfile do Grupo 1 de Diadema.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;