Economia Titulo Análise
Para Lula, desemprego está desaparecendo

Entretanto, número de demissões no País
atingiu em junho o maior patamar desde 1992

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/07/2015 | 07:01
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC:


Apesar de o mês de junho ter registrado o pior saldo de geração de empregos para o período no Brasil desde 1992, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ontem que “o desemprego está desaparecendo”. No mês passado, 111,1 mil postos de trabalho foram fechados em todo o País. O Grande ABC eliminou 5.721 vagas – quase o dobro dos cortes contabilizados no primeiro semestre na região em 2014.

“No tempo em que eu era presidente do sindicato (dos Metalúrgicos do ABC), era muito fácil ser sindicalista. A gente ia na porta da fábrica, xingava o governo, xingava todo mundo, xingava os patrões e fazia greve. Agora é diferente. Agora, o desemprego está desaparecendo cada dia mais”, disse o petista em evento que marcou a posse da nova diretoria do Sindicato dos Bancários do ABC. A cerimônia ocorreu no Primeiro de Maio Futebol Clube, em Santo André.

O número de demissões na região vem aumentando nos últimos dois anos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. No primeiro semestre de 2013, foram geradas 8.679 vagas formais nas sete cidades. No mesmo período de 2014, o saldo ficou negativo em 2.927 postos, chegando a - 16.171 na metade inicial de 2015.

Entretanto, se observada a variação no nível de desemprego do País desde 2003, a análise de Lula tem algum sentido. Em junho daquele ano – quando houve a posse do ex-presidente –, a taxa era de 13% no País. Agora, está em 6,9%, apesar de ter subido em relação a junho de 2014, quando o indicador apontava 4,8% de desocupação. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O petista também comentou sobre a inflação, que chegou a 8,89% no mês passado no acumulado de 12 meses. “A inflação está alta agora, está assustando muita gente. Mas está a (quase) 9%, com perspectiva de cair. Porque a Dilma (Rousseff) tem uma obsessão de não permitir que a inflação ultrapasse esse limite que já chegou.”

BANCÁRIOS - Funcionário do HSBC, Belmiro Moreira tomou posse neste mês como presidente do Sindicato dos Bancários do ABC. O principal desafio na nova gestão é a manutenção dos postos de trabalho, informa o secretário-geral da entidade, Gheorge Vitti Holovatiuk. “Temos que lutar para evitar demissões durante o processo de venda do HSBC no Brasil”, comenta. Nas sete cidades da região, a categoria possui aproximadamente 7.000 trabalhadores. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;