Cultura & Lazer Titulo
Maestro da Filarmônica de S.Caetano se recupera de cirurgia
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
04/02/2001 | 17:12
Compartilhar notícia


  O maestro Antonio Carlos Neves Pinto recupera-se em casa de um cirurgia na mão direita, realizada na última sexta-feira. O regente da Orquestra Filarmônica de São Caetano cortou acidentalmente as falanges dos dedos indicador, anular e médio com um facão, quando estava em férias no sítio de seu pai. Uma semana depois, na terça-feira passada, ao retirar os pontos sofridos na mão acidentada, percebeu que havia perdido a sensibilidade nos dedos, com rompimento dos nervos laterais. A cirurgia que refez os ligamentos foi realizada pelo médico Ivan Chakkour, cirurgião da mão, no Hospital São Caetano.

A mão do maestro está imobilizada, mas isso não o impede de ensaiar com a Filarmônica. Nesta segunda, Neves Pinto terá uma reunião para definir repertório e as apresentações nas séries popular e clássica. A Filarmônica abre temporada este ano no dia 8 de março, em um concerto que homenageia o Dia Internacional da Mulher com presença do cantor Agnaldo Rayol, balé, coral e uma apresentação especial de teatro.

A série clássica começa com um concerto no dia 20 de março, data ainda a ser confirmada. O repertório, contudo, já está definido. “Vamos abrir com a Quinta Sinfonia de Beethoven. Grandes regentes acham importante abrir com ela, para dar sorte. Pretendemos fazer muito Beethoven este ano. A Filarmônica reage bem com ele”, conta o maestro.

Além de Beethoven, Neves Pinto quer mostrar obras de compositores brasileiros como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Carlos Gomes, e peças de autores russos, tchecos e do leste europeu. “Será um contraste interessante”, afirma.

O maestro terá de aguardar pelo menos três semanas para voltar a reger. “O dr. Chakkour disse que eu conseguiria recuperar a sensibilidade dos dedos. Posso reger só com a mão esquerda, mas técnica e expressão ficariam prejudicadas”, conta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;