Esportes Titulo
Tradição uruguaia encara toda a África no Soccer City
Por Thiago Silva
Com Agências
02/07/2010 | 07:02
Compartilhar notícia
Da AFP


Uruguai e Gana entram em campo hoje, às 15h30, em Joanesburgo, no Soccer City, pelas quartas de final da Copa do Mundo, com emoções diferentes, mas o mesmo objetivo: fazer história com a vaga na semifinal. Enquanto a equipe sul-americana tenta reviver os ‘anos dourados' que pareciam não voltar, o time africano espera deixar seu continente com um representante pela primeira vez entre os quatro melhores do planeta.

O Uruguai foi uma das principais seleções na primeira metade do século passado. Campeão das Copas de 1930 e 50, o time sul-americano seguia em forte decadência no cenário mundial desde a conquista no Brasil, sobre a Seleção verde-amarela, no Maracanã. Nos torneios seguintes, o máximo que conseguiu foi o quarto lugar em 1954 e 70.

Neste ano nada indicava que o Uruguai sobreviveria por muito tempo. Depois de conquistar a classificação somente na repescagem, a Celeste caiu no grupo da morte, ao lado da anfitriã África do Sul, México e França. Mas, depois de vitórias sobre os dois primeiros e empatar com o último, a equipe de Lugano, Forlán e Suárez alcançou as oitavas de final, após 20 anos.

Empolgados, os uruguaios passaram pela Coréia do Sul, com certa dose de sofrimento, e agora sonham com o tricampeonato. E o grande problema da Celeste pode estar justamente em não controlar o possível clima de euforia entre os jogadores. "O importante é não nos empolgarmos muito e não esquecermos de que temos que corrigir nossos erros", disse o técnico Oscar Tabárez.

Para o duelo, ele vai realizar duas alterações: o zagueiro Godín, lesionado, dará vaga para Mauricio Victorino, enquanto o meia Álvaro Fernández substitui Álvaro Pereira.

Do outro lado, Gana busca a classificação inédita de um time africano às semifinais - Camarões (1990) e Senegal (2002) conseguiram ficar entre os oito. Para realizar tal feito, o técnico sérvio Milovan Rajevac utiliza a velha tática de empurrar a responsabilidade para o adversário.

"Não temos obrigação alguma, mas nos esforçaremos ao máximo para fazer história", afirmou o treinador, que elogiou a Celeste. "O Uruguai foi impressionante. Tem jogadores nas melhores ligas da Europa", acrescentou.

Os únicos desfalques de Rajevac são o zagueiro Jonathan Mensah e o volante Andre Ayew, suspensos pelo segundo amarelo. O artilheiro do time, Asamoah Gyan, que era dúvida, foi confirmado.

Forlán está focado na ‘dedicação máxima'

Principal jogador do Uruguai na Copa do Mundo, o atacante Diego Forlán indicou como deve ser a atitude do time para o confronto diante de Gana, hoje, no Soccer City, em Joanesburgo.

"Se alguém estiver bem fisicamente, deve sair de campo exausto. Se alguém estiver mal, deve deixar tudo que tem lá no campo. O descanso fica para depois. Desta forma, teremos ainda três partidas pela frente", afirmou o ‘matador'.

Forlán, que vai atuar mais na frente, ao lado de Suárez, garantiu que o time está tranquilo. "Nós conversamos que estamos chegando cada vez mais perto do nosso objetivo de título. Falamos sobre as outras decisões. Estamos cuidando para não dar passo maior do que a perna", garantiu.

Artilheiro ganês diz que previa o sucesso

Humildade não faz parte do leque de qualidades do atacante de Gana, Asamoah Gyan. Autor de três dos quatro gols da equipe na Copa do Mundo, ele afirmou que esperava ser "a estrela do time" na competição sul-africana.

"Não estou surpreso. Acreditava que iria marcar, porque me destaquei em meu clube. Sei que vou muito bem quando estou 100% fisicamente", disse o atleta do Rennes, da França, que se recuperou de lesão no tornozelo.

Gyan não está preocupado com o Uruguai, adversário de hoje. "Não nos importamos contra quem vamos jogar. Estamos preparados para enfrentar qualquer equipe", destacou o artilheiro, ciente de que toda a África torce por Gana. "Somos a única equipe do continente classificada, e queremos fazer todos os africanos felizes".

Para o atleta, o sucesso dos Estrelas Negras é a alegria do elenco. "Nós estamos unidos e não temos nenhum problema. Sempre digo que futebol não é sobre briga, mas divertimento. Quando existem problemas fica muito difícil para jogar".

Segundo o técnico, o sérvio Milovan Rajevac, os jogadores de Gana estão preparados para o confronto diante da Celeste e conquistar a vaga na semifinal. "Temos muitos jovens com muita confiança. A maior qualidade desta equipe é sua união", afirmou o comandante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;