Internacional Titulo
Confirmadas as mortes dos 65 mineiros mexicanos
Por Da AFP
26/02/2006 | 17:14
Compartilhar notícia


Os proprietários da mina de carvão de San Juan Sabinas (norte do México) anunciaram neste sábado às famílias dos 65 mineiros soterrados desde o último domingo que estão todos mortos.

”O diretor da mina, Ruben Escudero, nos informou que todos os mineiros estão mortos. Não há mais nada a fazer", declarou aos jornalistas Juan Hernandez, cujo sobrinho Margarito Zamoran estava entre os 65 trabalhadores.

Os familiares das vítimas foram os primeiros a saber da notícia, um dia depois de os diretores da jazida, que fica no estado de Coahuila (norte), terem anunciado que as operações de busca estavam suspensas por razões de segurança.

"Uma alta concentração de metano causou uma grande explosão, afetando o total das instalações subterrâneas, com temperaturas de 600°C e uma grande onda expansiva, cujo efeito se estendeu a toda mina", explicou à imprensa Arturo García de Quevedo, presidente do Grupo México, proprietário da mina.

"Essas condições tornaram impossível a sobrevivência", acrescentou.

Depois da explosão de gás grisu, o trabalho das equipes de resgate se complicou por vários desabamentos, pela fragilidade das galerias e pela atmosfera irrespirável. Pelo menos 100 pessoas participaram das operações de socorro.

Os mineiros trabalhavam para as empresas Industrial Minera México e General de Hulla.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;