Internacional Titulo
Vice-presidente deposto se considera 'legítimo' sucessor
Do Diário do Grande ABC
12/06/2000 | 12:14
Compartilhar notícia


Rifaat al-Assad, irmao desterrado do recém-falecido presidente sírio Hafez al-Assad, se considera como o sucessor ``legítimo', declarou nesta segunda-feira seu porta-voz ao serviço árabe da BBC captado em Nicósia.

``Rifaat al-Assad representa a verdadeira legitimidade e está preparado para assumir suas responsabilidades a qualquer momento', declarou Hafez Jeir.

O irmao do falecido presidente sírio, que tem 63 anos, foi destituído de seu cargo de vice-presidente em 1998 e vive na Europa.

O porta-voz criticou com veemência os dirigentes sírios, chamando-os de ``imprudentes' e ``incapazes de avaliar corretamente a situaçao'. Ele também fez um chamado a ``todas as forças populares para trabalhar conjuntamente, para tirar a Síria de sua situaçao difícil'.

Em relaçao a um eventual retorno de Rifaat al Assad a Damasco, o porta-voz nao descartou a possibilidade de sua prisao, caso volte à Síria, prevendo que ``as autoridades sírias poderao lançar uma ordem de prisao contra ele'.

Rifaat al Assad deverá fazer um pronunciamento pela tevê, esta segunda-feira à noite. O pronunciamento vai ao ar pelo canal de televisao Arab New Network (ANN), que pertence a seu filho, Sumer.

``A ANN divulgará o comunicado de Rifaat al Assad dirigido à naçao', informou o canal de televisao, captado em Nicosia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;