Internacional Titulo
Americanos retiram 'french fries' do cardápio em protesto
Por Da AFP
12/03/2003 | 08:53
Compartilhar notícia


Deputados republicanos expressaram na terça-feira seu descontentamento com a posição da França em relação à crise iraquiana retirando as "french fries" (batatas fritas, que na tradução literal significam batatas francesas) do cardápio de um restaurante da Câmara dos Representantes. O item foi substituído pelas "freedom fries" (batatas da liberdade).

O republicano Bob Ney, do Estado de Ohio, ordenou que o nome "french fries" fosse retirado do cardápio de todos os restaurantes do Congresso e substituído por "freedom fries". Já a "french toast", popular no café da manhã, passará a se chamar "freedom toast", informou Ney.

"A ação de hoje é um pequeno, mas simbólico, esforço para mostrar o grande descontentamento de muitos no Capitólio com as ações de nossa chamada aliada França", explicaram Ney e o colega Walter Jones, um republicano da Carolina do Norte.

Alguns deputados acham que Paris está traindo Washington ao discordar da administração Bush sobre o modo de desarmar o Iraque. A França avisou que usará seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para bloquear uma resolução que abra caminho para a guerra com o Iraque.

Mas nem todos os deputados aprovaram a mudança nos cardápios. Jose Serrano, um democrata de Nova York, considerou a medida insignificante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;