Internacional Titulo
EUA condenam ampliação de tribunal internacional de guerra
Do Diário OnLine
Com AFP
13/06/2003 | 14:06
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos pressionam contra a ampliação da Corte Penal Internacional — medida defendida pelos países da União Européia.

O tribunal, criado em 1998 pelo Tratado de Roma, é o primeiro permanente a julgar os criminosos de guerra, autores de crimes contra a Humanidade e os autores de genocídio.

O governo norte-americano não faz parte do tribunal e teme que a entrada de mais dez membros da UE prejudique ainda mais as relações entre as nações, depois das discrepâncias sobre a guerra no Iraque. Os Estados Unidos eram a favor; os membros do tribunal, contra.

Para a Comissão Européia, não há pressão. Representantes dos países-membros da UE já afirmaram que continuarão com a missão de defender e promover a corte.

Outro medo de Washington é que a Corte assuma um caráter político e que os Estados Unidos e seus cidadãos sejam alvo principal de suas atuações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;