Política Titulo Eleição de 2016
Psol de São Caetano se afasta de vice-prefeita por proximidade com PRTB

Partido discutia aliança com Lucia Dal’Mas para pleito de 2016; agora propõe candidatura própria

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
14/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O Psol de São Caetano encerrou o diálogo que mantinha com a vice-prefeita Lucia Dal’Mas (PMDB) por uma eventual aliança na eleição de 2016, após o marido da peemedebista, Marco Antonio Dal’Mas, ter assumido a presidência do PRTB no município. O partido argumentou que o posicionamento “homofóbico” do presidente nacional dos republicanos-trabalhistas, Levy Fidelix, atrapalhou.

“Se ele (Fidelix) mostra postura homofóbica, cria divergências profundas. Sabemos que esse tipo de posicionamento não está no pessoal do partido em São Caetano, mas o diálogo com eles fica só na amizade e não na política”, destacou o ex-prefeiturável do Psol e integrante da executiva municipal. Em debate de candidatos à Presidência da República, em 2014, Levy Fidelix condenou políticas voltada aos gays.

Lucia deve deixar o PMDB até outubro para se filiar em outro partido e disputar o Palácio da Cerâmica contra o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), com quem está rompida desde 2013. Apesar de Dal’Mas negar a ida ao PRTB, a legenda é a única sob o comando do grupo e que oferece condições para a entrada na disputa.

Encerrando a possibilidade de aliança, o Psol passou a construir uma candidatura “alternativa e de esquerda” aos partidos tradicionais no município. Em nota, a sigla afirmou que “os nomes colocados na disputa de José Auricchio Júnior (PTB) e Paulo Pinheiro nada mudarão, pois representam uma falsa polarização dentro de cenário continuísta”.

A sigla, inclusive, deu início ao processo de escolha dos candidatos a prefeito e vice de São Caetano por meio de debates internos. O atual presidente do Psol, Thiago Cavallini, é o principal cotado para encabeçar o projeto majoritário. Candidato a vereador em 2012, ele foi o segundo mais votado do partido, com 855 votos, ficando atrás do veterano e ex-parlamentar Horácio Neto, que recebeu 1.085 sufrágios. A campanha do mandatário foi bem recebida no município por ter inovado ao utilizar santinhos virtuais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;