Política Titulo
Lula assume demissões
Por Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
11/08/2006 | 07:48
Compartilhar notícia


O escândalo do mensalão foi o principal assunto da entrevista concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, ao Jornal Nacional de quinta-feira à noite. Das 12 perguntas formuladas ao presidente, 10 tinham relação à crise. Em alguns momentos, os jornalistas da emissora colocaram Lula na parede, o que o fez admitir, pela primeira vez, ter sido o responsável pelas saídas do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu e da Fazenda, Antônio Palocci, envolvidos na crise. “Afastei o José Dirceu, o Palocci e outros funcionários que estavam envolvidos. Todos foram afastados, sem distinção.”

Indagado sobre quais garantias poderia dar ao eleitor de que não seria surpreendido por novos escândalos – já que sempre diz que não sabia do mensalão –, o presidente reconheceu que tem responsabilidade por qualquer erro de um funcionário público federal. “São mais de 1,2 milhão de servidores. Se eles errarem, eu tenho de agir, afastando e fazendo sindicância. E um ministro não está fora disso.”

Ainda assim, fez uma comparação para justificar não ser possível saber de tudo o que se passa dentro do governo. “Está cheio de pai e mãe que ficam sabendo que seu filho cometeu um delito pela imprensa ou quando a polícia prende. Como alguém pode querer que o presidente da República saiba o que está acontecendo com os ministros que não estão aqui?”.

Lula – que demonstrou serenidade durante quase toda a entrevista – se irritou com uma questão sobre o que teria feito o petista mudar de comportamento, já que antes ele cobrava punição até mesmo para suspeitos. “Você deve estar falando de outra pessoa. Eu nunca pedi para que ninguém fosse condenado antes de se provar sua culpa”. O presidente também teve de responder sobre o fato de o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, ter supostamente pago uma dívida sua com o partido, no valor de R$ 29,4 mil. “Ele admite que errou porque que não descontou de minha indenização quando me afastei do PT. Eu não devo ao PT e portanto não deveria pagar”.

O presidente falou também sobre a ação da Polícia Federal no policiamento das fronteiras. Somente nas considerações finais – de 30 segundos – Lula foi questionado sobre suas propostas de governo. “Vou dar seqüência ao que estamos fazendo. O Brasil cresce em economia e exportações e a única coisa que cai é a inflação e os juros”. Mesmo assim, cometeu um gafe ao dizer que o salário também caía, para depois se corrigir rapidamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;